A maior convenção e feira de negócios do varejo do Espírito Santo, a Acaps Trade Show, realizada nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Pavilhão de Carapina, teve recorde de expositores, com mais de 200 empresas participantes, e público de mais de 22 mil pessoas nos três dias.
Além de apresentar as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo, a Acaps Trade Show, organizada pela Associação Capixaba de Supermercados, é conhecida por ter uma rica programação de palestras, workshops, oficinas e painéis com temas estratégicos para o desenvolvimento dos negócios. A atualização dos profissionais e empresários foi possível por meio de 33 encontros realizados em três espaços diferentes.
A abertura oficial da 36ª edição do evento, que teve o tema "Apaixonados pelo Varejo", contou com a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Francisco Martínez Berdeal; do vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Antônio Cesa Longo, acompanhado pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo, Márcio Milan, e Rodrigo Segurado, vice-presidente de Ativos Setoriais.
Prestigiaram também a feira, o diretor-superintendente do Sebrae-ES, Pedro Gilson Rigo; o primeiro vice-presidente da Fecomércio, Luiz Coelho Coutinho; o presidente da Findes, Paulo Baraona, além de outras autoridades e representantes da economia capixaba e dirigentes das associações supermercadistas do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais.
O presidente da Acaps, Fábio Dalvi, destacou a contribuição do setor para o Espírito Santo ao faturar mais de R$ 22 bilhões e empregar cerca de 60 mil trabalhadores. “O supermercado é um importante agente de ascensão social e isso muito desafia e orgulha”, afirmou.
Em seu discurso, o governador Renato Casagrande enfatizou que acompanhou todas as transformações das lojas no Estado e elogiou a capacidade de organização do setor supermercadista. “Mesmo antes de o Espírito Santo entrar nos eixos, os supermercados já eram avançados em organização. Por isso, não perco uma feira, que é um evento que propicia momentos de inovação e competência”, destacou o governador.
Na abertura foi apresentado ainda o Zé Carrinho, mascote da Acaps, que divertiu o público nos corredores da feira, e que foi criado para promover a interação e aproximar ainda mais a entidade dos supermercadistas capixabas.
Prêmio Super Líder
No último dia do evento, um dos destaques foi o lançamento do Prêmio Super Líder, uma iniciativa da Acaps que tem como objetivo reconhecer e premiar os líderes profissionais que atuam no varejo supermercadista do Espírito Santo, sendo fonte de inspiração para supermercados associados. O evento de premiação será realizado em 12 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Supermercado.
Troféu Estande de Ouro
Tradicional na Acaps Trade Show, o Troféu Estande de Ouro é uma premiação esperada pelos expositores e que reconhece os melhores estandes em diferentes quesitos. O julgamento fica sob a responsabilidade de uma comissão formada por diretores da Acaps e entidades parceiras do evento. O processo de votação aconteceu durante a feira e o resultado com a relação dos vencedores será divulgado no mês de novembro, no evento do Dia Nacional do Supermercado.
Programação
Entre as palestras da Acaps Trade Show, destaque para “Inovação e Inteligência Artificial – um impulso para as capacidades humanas”, ministrada pelo publicitário e escritor Walter Longo. Em sua fala, Walter Longo sinalizou que todas as pessoas terão de surfar no tsunami da Inteligência Artificial, caso queiram sobreviver no mundo. “A IA é da década de 50. Só que durante 70 anos foi um assunto tratado apenas por especialistas e não pelo cidadão comum”, disse.
Segundo Walter Longo, a IA permite uma série de facilidades. As possibilidades são inúmeras e vão da criação de treinamentos a programação de viagens e monitoramento de empresas. Um site, por exemplo, pode ser criado em 28 segundos por meio da Inteligência Artificial. “Ela é um novo jeito de ver o mundo e se ver nele”, afirmou.
Já o painel “Apaixonados pelo varejo – A evolução dos supermercados no Brasil” foi mediado pelo presidente da Acaps, Fábio Dalvi. Participaram do encontro Valdemar Martins do Amaral, presidente do Grupo ABC (MG); Roberta Barreto, diretora do Supermercado Codebal (RS) e presidente do Agas Jovem, grupo da Associação Gaúcha de Supermercados; e José Henrique Neffa, do Supermercado São José.
O chef e empresário Olivier Anquier atraiu os olhares e a atenção do público presente no auditório Master para a palestra “Empreendedorismo: simplicidade com curiosidade e autenticidade”. Em tom bem-humorado, ele contou como ganhou notoriedade e se transformou em uma estrela da gastronomia depois de sair da França, seu país de origem, aos 20 anos de idade.
Para empreender, Olivier Anquier afirmou ser necessário entender que não se faz nada sozinho. E foi assim – e com uma boa dose de coragem, autenticidade e loucura (como ele mesmo definiu) – que ele ganhou o respeito e alcançou o sucesso nos negócios.
Outro palestrante nacional da programação da feira foi Diego Ribas, ex-capitão do Flamengo, eleito um dos 23 melhores jogadores do mundo pela Fifa e hoje referência em alta performance. Na palestra “Do Risco à Glória”, Diego compartilhou com o público a sua visão sobre liderança, os momentos especiais em mais de 20 anos de carreira no futebol e a sua história de vida e os altos e baixos de sua carreira de atleta.
Mín. 19° Máx. 28°