
O turno matutino desta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, foi dedicado a uma ação contra o preconceito racial na escola Maria da Penha Pazito, no bairro Interlagos II. Os alunos pintaram os rostos, escreveram palavras contra o racismo até nos braços e saíram pelas ruas exibindo cartazes pedindo respeito ao ser humano.
A frase “Marcha pela juventude negra” chamou a atenção e “puxou” a caminhada. Cartazes com dizeres como “Diga sim ao direito e não ao preconceito” também foram exibidos durante a ação, que contou com um abraço simbólico na escola, que funciona perto da praça do Interlagos II.
Estudantes, professores e outros servidores da escola atraíram a atenção de quem passou pelas vias que serviram de percurso para a marcha. Comerciantes e donas de casa acompanharam e aplaudiram a iniciativa.
O Dia Nacional da Consciência Negra, é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.



.
.jpg)
Mín. 19° Máx. 28°