O atual prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), lidera a corrida eleitoral da cidade em todos os cenários. É o que aponta a pesquisa Enquet, divulgada nesta segunda-feira (2). Bruno, há muito conhecido na cidade, foi revelado politicamente pelo ex-prefeito Guerino Zanon, que o apoia nestas eleições.
Na amostragem espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Marianelli está à frente com 21.2% das intenções de voto. Na segunda colocação aparece o deputado estadual Lucas Scaramussa, com 15.9%, seguido por Maurinho Rossoni (2%) e José Carlos Elias (2%).
Elias, apesar de ser lembrado pela população, está impedido pela Justiça de disputar a eleição municipal. Na espontânea, eleitores e moradores se lembram também dos nomes do ex-prefeito Guerino Zanon (1,8%) e do governador Renato Casagrande (0,5%). Os dois não são candidatos este ano. Ainda neste recorte, 56.2% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não opinaram.
Já no cenário estimulado medido pela pesquisa, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao público, Bruno Marianelli está à frente com 34.2% da preferência. Na retaguarda, aparecem Scaramussa (33.8%), Maurinho Rossoni (6.7%) e Galego (1.3%).
Além disso, 3.4% disseram votar em branco, 3.3% nulo e 17.3% dos participantes não sabem ainda em quem votar ou não opinaram.
Para chegar aos resultados, a Enquet realizou 1.000 (mil) entrevistas, entre 19 e 21 de agosto de 2024. Foram ouvidos moradores e eleitores de Linhares, com idade igual ou superior a 16 anos. A margem de erro é de 3,1% e o coeficiente de confiança atinge 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES – 01545/2024.
As entrevistas foram realizadas em pontos de fluxo domiciliar de 49 bairros de Linhares, utilizando smartphones em um sistema que permite em tempo real a localização dos entrevistadores em campo e a escuta das entrevistas, permitindo maior controle e fiscalização da coleta.
Bruno Marianelli e o governador Renato Casagrande (PSB) apresentam desempenho e gestões bem-avaliadas pelos moradores e eleitores de Linhares, como também demonstra a pesquisa Enquet.
O desempenho de Bruno como prefeito é apontado como bom por 37.1% dos entrevistados, enquanto sua administração recebe, no mesmo recorte, de 34.7%. O governador Casagrande conta com aprovação semelhante na cidade: sua gestão é considerada boa por 35.7% dos linharenses.
Mín. 18° Máx. 27°