Moradores da Serra poderão se candidatar às vagas de emprego disponíveis nos setores industriais da região neste sábado (24). O Conecta Indústria, um programa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES e do IEL-ES, chega ao município serrano com mais de 80 oportunidades abertas, além de cadastro no banco de reserva. A ação acontece a partir das 8 horas, no CRAS de Laranjeiras, localizado na Rodovia Norte Sul, em Colina de Laranjeiras, Serra.
Fibrasa, Polydomus, Usiplan, Cetest, Galcromo, GM Manutenção são algumas das indústrias com vagas abertas. Entre as oportunidades estão: soldador, mecânico, programador, técnico de segurança do trabalho, caldeireiro, alimentador de linha de produção, auxiliar de refrigeração, técnico em mecânica, entre outras.
O cadastro de interesse será realizado presencialmente no local do evento, por ordem de chegada do candidato com senha. Profissionais do IEL-ES estarão no local ajudando no preenchimento do currículo.
O Conecta Indústria tem o objetivo de promover conexão entre talentos e oportunidades de trabalho na indústria capixaba. É uma forma de não só suprir a necessidade imediata de profissionais para a indústria, mas também reduzir os custos de recrutamento das empresas, empregar egressos do Senai com maior rapidez e desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) nos profissionais.
“O propósito do Conecta Indústria é facilitar o caminho do profissional de onde encontrar uma vaga de emprego, por isso fazemos essa conexão com as empresas locais. Esperamos captar vários talentos em Aracruz”, disse o superintendente do IEL-ES, Max Alves.
As ações do Conecta Indústria já aconteceram em Colatina, Linhares, São Mateus, Baixo Guandu, Aracruz, Viana e Cachoeiro de Itapemirim.
Conecta Indústria
Segundo o Mapa do Trabalho 2022-2025, da CNI, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Só no nosso Estado, a demanda por qualificação deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e cerca de 140 mil em formação continuada. O Senai tem desempenhado um papel vital na qualificação dos trabalhadores, tanto é que oito a cada 10 profissionais que se formam na instituição são inseridos no mercado de trabalho.
Atento aos desafios da indústria capixaba, a Findes, por meio do Senai ES e do IEL-E, lançou uma plataforma que conecta o mercado de trabalho ao profissional capacitado que está em busca de crescimento profissional.
O Conecta Indústria é mais do que uma iniciativa de recrutamento; é um catalisador de desenvolvimento econômico e social, unindo talento e oportunidade em prol de um futuro mais próspero e sustentável para o Espírito Santo.
Na plataforma Conecta Indústria, tanto o candidato poderá se candidatar, cadastrando o seu currículo, quanto o empresário ofertará a sua vaga disponível na empresa, sendo de emprego, estágio ou trainee. Assim, haverá uma conexão de ambas as partes. Se a empresa se interessar por algum candidato, este seguirá para o processo seletivo interno da empresa.
Por Natália Magalhães