A política em Linhares ganhou destaque na noite da quinta-feira (4), quando aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria do Partido Progressistas no município. Além de lideranças locais, o evento contou com a presença do deputado federal Da Vitória, e apoiadores dos empossados, bem como pré-candidatos do município.
Em um discurso emocionado, a nova presidente do diretório de mulheres do partido (PP Mulher), Afra Medina, apontou um crime grave que afeta crianças, adolescentes e mulheres vulneráveis: o estupro.
Afra afirmou acreditar no potencial das mulheres no combate a esse problema. "Eu acredito que podemos mudar essa situação com atitudes, uma delas é investir em mais mulheres na política. Não desconsiderando o papel do homem, mas são as mulheres, principalmente mães, que têm maior tendência a pensar em políticas públicas voltadas para a proteção das crianças e suas famílias", disse.
Um dado alarmante apresentado pela presidente evidenciou a situação de estupro de vulneráveis em Linhares. "Segundo a Polícia Civil, apenas no ano de 2024, já foram presos 16 estupradores em Linhares". Afra relatou que em um dos últimos casos, um homem foi flagrado em uma casa abandonada, completamente nu, expondo seus órgãos genitais para uma menina de apenas 2 anos de idade.
Membro do Departamento de Família da Igreja Cristã no bairro Planalto, ela considera necessária uma intervenção para buscar a prevenção do risco. "Mesmo que não seja confortável para nós, mães e pais, é muito necessário um trabalho nas escolas. Diante de tantos casos velados, crianças e adolescentes precisam ser orientados sobre os órgãos sexuais e os limites de contato físico durante a infância e adolescência", justificou.
Além de discutir a pedofilia, Afra Medina abordou o problema dos abusos contra mulheres levantando questões sobre o machismo e o investimento na educação como formas de tratar esse problema comportamental. "Que tipo de homens estamos formando e entregando à sociedade, seja na família, no governo ou em grupos? Precisamos abordar esse assunto de maneira séria, sem vitimização".
Como pré-candidata a vereadora de Linhares para a próxima legislatura, no encerramento de seu pronunciamento, Afra Medina afirmou querer trabalhar para todos.
"Quando digo todos, refiro-me a homens e mulheres de diferentes espectros. Independentemente de nossa forma de pensar e agir, ao nos engajarmos na vida pública, cuidamos não apenas de nós mesmos, mas também dos outros. Não aceitaremos nada menos que igualdade em todas as esferas da sociedade, para todos, com dignidade e garantia de direitos. Somos agentes de mudança e faremos a diferença, sempre promovendo respeito mútuo e união entre mulheres e homens em prol dos mais de 170 mil habitantes de Linhares", concluiu a pré-candidata a vereadora.
Seguindo o cronograma, os políticos e candidatos poderão iniciar sua propaganda eleitoral a partir do dia 16 de agosto. Já as eleições municipais de 2024 acontecerão em 6 de outubro.
O discurso de posse de Afra Medina pode ser lido na íntegra no link https://linkbio.co/aframedina.
Mín. 20° Máx. 26°