O Ecoponto de Jabaeté, uma iniciativa da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Coletando Soluções, em 12 meses de funcionamento, coletou 22,3 toneladas de resíduos, como papelão, metálicos e vidros, e gerou R$ 18 mil em renda para as famílias da comunidade local.
Buscando conscientizar a comunidade para a gestão responsável de resíduos e na semana que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 4 e 7 deste mês, o projeto promoverá uma série de ações sobre a importância do tema por meio de palestras e atividades recreativas e lúdicas. O conteúdo prevê abordar a gestão de resíduos sólidos, os tipos de materiais e as formas corretas de descarte.
No Ecoponto, todo o trabalho conta com envolvimento de moradores, que realizam o manuseio, limpeza e separação dos materiais para o descarte correto. As famílias cadastradas para entrega de resíduos no ecoponto têm direito a um valor financeiro mediante o material recolhido. O valor é creditado em uma conta digital do projeto e pode ser movimentado por meio de PIX ou cartão.
“Há mais de um ano, o Ecoponto contribui para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade de Jabaeté. Para a Semana do Meio Ambiente, vamos reforçar essa presença com uma agenda de palestras socioeducativas que têm foco na conscientização dos moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente e da aplicação de hábitos sustentáveis em nosso dia a dia”, explica Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP e do Instituto EDP.
Saiba mais sobre o ecoponto
O Ecoponto está localizado em um ponto central da comunidade, próximo ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e em frente à Polícia Militar. Opera de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00, com intervalo de uma hora para o almoço. Moradores de Jabaeté e bairros vizinhos interessados em aderir ao programa podem se dirigir ao Ecoponto e realizar um cadastramento. O ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa da EDP em parceria com a Coletando Soluções, com apoio da prefeitura de Vila Velha. Fonte: EDP (Não foi enviado nenhuma foto).