A 8ª edição do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, retorna às atividades nesta segunda-feira (4). Ao todo, cerca de 1 mil alunos do 5º ano, de 14 escolas municipais de Linhares serão atendidas. O Preci é coordenado por Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito.
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
Durante os encontros, os alunos aprendem sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões que ajudam contribuir com a segurança no trânsito.
O Preci oferece aulas teóricas e práticas, além de exercícios que devem ser feitos em casa com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar sobre as experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Além das aulas, são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso.
Implantado em 2018, o Programa tem o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões responsáveis que contribuem com a segurança no trânsito. Mais de 6.500 alunos já foram atendidos.
“O Preci é uma importante ferramenta de cidadania e inclusão social e um dos trabalhos prioritários da Prefeitura de Linhares em parceria com a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, para que as crianças e adolescentes que são atendidas pelo programa não venham sofrer com as consequências causadas pelas drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destaca que a iniciativa tem papel importante para fortalecer medidas de segurança no ambiente escolar, atuando na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência entre crianças e jovens em todo o município.
“A melhor maneira de evitar o consumo de drogas é a prevenção. E o Preci contribui e fortalece a mensagem de que as crianças e os jovens precisam fazer escolhas certas. Como agentes públicos de transformação, precisamos mostrar aos estudantes que é preciso focar em coisas boas, ter esperança para transformar a nossa cidade, Estado e país, porque nosso futuro depende deles”, disse o prefeito.
Mín. 18° Máx. 27°