E chegou a semana para os alunos da rede municipal de ensino de Linhares comemorarem quando falamos em férias: Quinta-feira (14/12) é o último dia de aula para os alunos do Ensino Fundamental e sexta-feira (15/12) da Educação Infantil das escolas da rede municipal de ensino de Linhares. As informações são da Prefeitura.
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
Conforme o Calendário Escolar, as aulas estão previstas para retornar no mês de fevereiro de 2024. Durante as férias, as secretarias das unidades de ensino e a parte administrativa estarão abertas para atender as demandas das famílias, se necessário. O município de Linhares conta hoje com mais de 27 mil alunos na rede.
Ao aproveitar as férias, curtam ao máximo brincadeiras ao ar livre, sempre respeitando os cuidados nos dias de temperaturas nas alturas; evite desperdiçar o tempo diante do celular. Dicas do Eu Vi em Linhares. Abaixo, pesquisamos algumas brincadeiras diferentes e muito baratas para fazer com as crianças em casa durante as férias:
1. Organize uma feira de trocas de brinquedos
Que tal reunir os vizinhos e amigos da escola para trocar brinquedos? Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente. O importante é o valor afetivo, pois se a criança cansou do brinquedo ou já não causa mais interesse por conta da idade, ela deve ter o direito de trocá-lo.
2. Crie um boliche com materiais recicláveis
Materiais recicláveis podem se tornar qualquer coisa com criatividade e imaginação, características que não faltam nos pequenos. Um conjunto de seis garrafas PET somadas a uma bolinha de plástico garantem um programa diferente: boliche. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos (como crepom) e colocar dentro das garrafas.
3. Monte um acampamento dentro de casa
Um mínimo de bagunça em casa está permitido durante as férias. Que tal deixar as crianças ocuparem outros ambientes da casa? Isso definitivamente fará com que os pequenos “mudem de ares” e se mantenham entretidos por bastante tempo. Usando lençóis, grampos, cadeiras e sofás, monte uma cabana recheada de travesseiros e almofadas para as crianças. Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação.
4. Faça o “dia do pijama”
Férias também é tempo de descanso. A sugestão, portanto, é pegar aquele domingo de chuva e passar o dia todo de pijama com as crianças assistindo a filmes e cozinhando quitutes na cozinha com a participação dos pequenos, em um típico “dia do pijama” com a família toda.
5. Pular amarelinha
Fácil de fazer, desenhe a amarelinha com giz ou mesmo uma fita adesiva colorida. A criança vai ao início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar os pés nessa casa, ela atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só, dependendo do formato da casa. Ao chegar no fim, dá a volta e começa de novo, voltando para pegar a pedra, sem pisar na casa onde a pedrinha está. Não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la para fora do diagrama, pois perde a vez.
6. Dança das cadeiras
Monte um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora e elas devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças caminham em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem buscar uma cadeira para sentar. É necessário ter uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes para que alguém fique em pé e, automaticamente, seja eliminado da rodada. Sendo assim, a cada rodada retira-se uma cadeira e começa tudo de novo até restar apenas dois participantes e uma cadeira, e o que conseguir sentar nesta cadeira quando a música parar, vence o jogo.
7. Estátua
Todos os jogadores fazem um círculo. Um deles é o mestre que controlará o som do rádio. Quando o mestre diminuir o volume, diz “estátua”! Os jogadores, então, devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro, sendo que o mestre não pode tocar na “estátua”, fazendo ela se mexer através de cócegas, por exemplo. Quem se mexer ou rir sai da brincadeira e espera até que sobre somente um para reiniciar. Quem resistir às caretas será declarado o vencedor e assume a posição de mestre.
8. Explorar o jardim
O trabalho com a Natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças, o próprio contato com ela, em pequenos gestos, ensina um modo mais inteiro e harmonioso de crescer, se conhecer e conviver. Os laços mais estreitos com a Natureza nos ensinam que fazemos parte dela, colaboram para construção e ampliação de nossa consciência pessoal, planetária e ecológica. Leve os filhos para um dia no jardim, para regar plantas, retirar folhas e flores secas ou, ainda, fazer comidinhas com barro, com água e argila. Ou ainda faça uma hortinha ou plante feijão em casa mesmo.
9. "Guerra" de água
Aproveita o calor do verão e coloque água em bexigas. Jogue as bexigas uns nos outros para que estourem. Faça barquinhos de papel em uma piscina ou bacia. Futebol de sabão diverte: disputado em uma lona grande com água e sabão. Outra brincadeira é nomeada também de “Bexiga quente”, onde as crianças podem brincar de pique bexiga. O pegador fica com a bexiga cheia de água. Sua meta é acertar alguém com a bexiga. Quem ele acertar será o novo pegador.
10. Jogos de mãos
Você não precisa de nada, nem de lápis e caneta, só das mãos, para brincar. Brincadeiras que têm o bater de mãos como o principal desafio. Geralmente, seguem o ritmo de versos que são ditos ou cantados pelas crianças. Entre esse tipo estão china-lá, Popeye e adoleta.
Mín. 21° Máx. 27°