
Uma cena que dá medo, não por ser de cunho policial, como nas manchetes geralmente divulgadas no nosso portal, mas pelas imagens em vídeo (confira abaixo) e fotos que vêm sendo enviados para a nossa Redação há alguns dias, e que começaram a viralizar nas redes sociais. Elas mostram um peixe com o interior da boca cheio de deformidades, na verdade caroços, coisa de dá medo mesmo. A pessoa que foi filmada, afirma que o peixe veio do mar para desovar no rio Doce, e que o pescou em Regência, Linhares, no início desse mês de agosto. A foz do Rio Doce fica em Regência. No final do texto, veja vídeo.
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
As imagens, conforme informado acima, dão medo, pois trata-se de peixe que vivia junto aos demais pescados na região e que são consumidos por vidas humanas, e vale lembrar que além de Linhares o Rio Doce passa por outras cidades que anos atrás sofreram com os rejeitos de minério vindos da barragem que se rompeu em Mariana, Minas Gerais. “O pescador do vídeo é de Regência sim, e pescou o peixe aqui mesmo”, confirmou Braz Pansiere, presidente da Associação de Moradores de Regência.
E quando pedimos o que a associação fará, ele acrescentou com a frase: “Estamos esperando uma posição da Renova (a Fundação que trata se assuntos relativos ao desastre ambiental em Minas Gerais, que resultou na contaminação do Rio Doce).
Associação de Pescadores – Procuramos também a Associação de Pescadores, presidida por Leônidas Carlos. A entidade tem 114 associados, e o líder também confirmou que o peixe foi pescado em Regência e depois “levado para Linhares (sede do Município)”. O pescador fez um grave relato: “No começo (da contaminação do rio) vários peixes apareceram assim, mas depois desses anos todos, esse foi o primeiro. E nunca vimos o resultado de uma análise aqui”.
O que diz a Fundação Renova – Nós enviamos demanda para a Fundação Renova, no endereço eletrônico que sempre recebemos releases sobre assuntos diversos pós-desastre ambiental. Também enviamos diretamente para a pessoa que envia o material, no contato de mensagem simultânea. Confira a resposta da Fundação, clicando aqui. Veja abaixo, fotos e o vídeo, com áudio do pescador.
E, caso a defesa (advogado) dele (se contestar imagem) queira se pronunciar, nosso contato é o 27 99808-4347. Lembramos que de tanto que foi compartilhado, o vídeo, bem como as fotos, estão como “encaminhado com frequência, e que desde o início desse mês de agosto leitores enviam para a nossa Redação e “cobram” a manchete sobre o assunto. Vejam acima as fotos, e abaixo o vídeo:
Mín. 19° Máx. 28°