Sábado, 28 de Maio de 2022
27 99808-4347
Geral Sujeirada

Moradores não estão "nem aí" para placas que proíbem descarte de lixo nos "pontos viciados"

E olhe que tem multa alta, hein!

26/01/2022 18h59
Por: Redação
Moradores não estão

A sujeirada pode ser vista de longe, e a placa dizendo que é proibido descartar lixo no local também. Elas estão nos chamados pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, e a intenção da Prefeitura de Linhares é exatamente alertar para que a iniciativa seja abandonada, pois além dos dizeres "Proibido jogar lixo", a placa também alerta sobre a multa e informa a legislação vigente, que inibe a prática indevida. Mas, quem disse que isso é levado à sério? Pontos viciados estão em diversos bairros, praticamente na sede inteira.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

Dando a entender que não estão "nem aí" para a proibição e o aviso sobre a multa, moradores que insistem em infringir a lei, ainda correm riscos quando assunto é a saúde de quem faz parte da comunidade, já que lixo atrai animais peçonhentos e servem de canal para proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, aquele que transmite a dengue e outras doenças graves.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), todos os dias, toneladas de lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil são removidos de áreas onde há o serviço regular de coleta. Somente de segunda (24) até esta quarta (26), os trabalhos foram executados em pontos viciados nos bairros Interlagos, Palmital, Jardim Laguna, São José e Lagoa Park.

Continua depois da publicidade

No bairro Aviso, as equipes de fiscalização flagraram na Avenida Guanabara o descarte irregular de lixo, no ponto onde há sinalização. E descartar lixo em locais proibidos traz mais um agravante: Em dias de chuva, esse lixo é transportado para os bueiros, podendo entupi-los e ocasionar alagamentos, já presentes na vida do linharense sempre que chove alguns minutos.

Limpeza dos pontos viciados - A limpeza dos pontos viciados é feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) periodicamente, porém, alguns cidadãos insistem em jogar lixo em local inadequado.

Coleta de entulho - As equipes da Prefeitura de Linhares que atuam no recolhimento de entulhos passarão por 18 bairros nesta semana, de acordo com o cronograma do mês de janeiro. Nesta quarta-feira (26), por exemplo, os entulhos foram recolhidos nos bairros Palmital, Jardim Laguna, São José e Lagoa Park.

Continua depois da publicidade

A orientação das equipes é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados. 

Fiscalização e multa - Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida. 

Continua depois da publicidade

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente. 

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3371 3113 (Semob) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias