Terça, 25 de Janeiro de 2022
27 99808-4347
Geral Vai subir mais

Cais do porto vira “ponto turístico” por conta da cheia do Rio Doce em Linhares

E vai subir mais: Nível pode chegar a 5,7 metros até as 23 horas de hoje (12)

12/01/2022 18h44
Por: Redação
Cais do porto vira “ponto turístico” por conta da cheia do Rio Doce em Linhares

Fim de tarde de quarta-feira (12): Muitas pessoas foram ver de perto o nível do Rio Doce no cais do porto, no Centro de Linhares, onde um dos acessos é a Ladeira João da Santa, nos fundos da Praça 22 de Agosto. E é muita água que continua alterando a rotina da população ribeirinha e também daqueles que querem ver de perto o point que é usado, inclusive, por emissoras de televisão nas suas informações sobre o Doce. A Prefeitura informou no final da tarde, que devido à cheia, duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, apresentam pontos de inundação e estão interditadas; enquanto o acesso pela ES-010 – trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) –, está comprometido, passando apenas veículos com eixo alto. Moradores, por sua vez, se consideram ilhados. “Fui bem cedo, e ainda passei de carro. Mas na hora de voltar foi bem difícil pela ES-10, e nosso carro é bem alto”, disse um comerciante.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

A Prefeitura informou que o nível do Rio Doce atingiu a cota de 5,5 metros durante a tarde, e que de acordo com a Defesa Civil Municipal de Linhares, a previsão é que a cota do rio atinja a marca de 5,7 metros até as 23 horas de hoje.

Famílias resgatadas - Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de duas famílias moradoras de Povoação, sendo seis adultos e uma criança, que já estão em casas de parentes. No Olaria, também duas famílias (quatro adultos e uma criança) foram retiradas e encaminhadas à casa de familiares.

Continua depois da publicidade

No momento, ainda segundo a Prefeitura, 12 famílias da comunidade do Olaria já foram retiradas de suas casas e estão abrigadas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. As 32 pessoas – sendo 23 adultos e nove crianças. Elas são assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Conforme as condições do nível do rio, nas próximas horas, outras famílias devem ser retiradas das regiões ribeirinhas. 

Alerta - Por conta das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, a Defesa Civil Municipal continua em alerta, mantendo o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Pontal do Ipiranga – No Pontal do Ipiranga, a atração da tarde foi uma vala, aberta para evacuar uma grande quantidade de água para o mar, na região do chamado Riozinho. Banhistas também acompanharam a ação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias