Sábado, 22 de Janeiro de 2022
27 99808-4347
Geral Alagamentos

Rio Doce: Areal alagado, Povoação ilhada e estrada complicada no Degredo. "Nem trator passa”, diz morador

A situação da cheia do Rio Doce em Linhares nesta quarta (12).

12/01/2022 15h03 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Rio Doce: Areal alagado, Povoação ilhada e estrada complicada no Degredo.

“Olha, se vem mesmo mais água de Minas (Gerais), e se o rio (Doce) vai continuar subindo, melhor as autoridades já irem montando a logística para retirar as pessoas das casas, inclusive nos locais difíceis de chegar. Lá no Areal ninguém sai e nem entra mais, e em Regência está normal, mas logo vai complicar também se chegar essa água que estão falando; lá em Povoação, a minha cunhada disse que está tudo alagado, e todo mundo ilhado; No Degredo, nem trator passa na estrada".

Clique aqui a siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

As palavras referem-se ao alagamento em algumas localidades de Linhares, e foram ditas por um morador de Regência, litoral do Município e onde fica a Foz do Rio Doce. E quando o assunto é alagamento, o Rio Doce é o centro das atenções nos últimos dias. Em Linhares não chove desde domingo (9), e a previsão do Climatempo não é de chuva para pelo menos os próximos quatro dias, mas em Minas Gerais, onde fica a Bacia do Rio Doce, choveu muito, e assim, por onde o rio passa deixa alagamento. A última informação da Defesa Civil em Linhares dá conta de que a previsão é que o Rio Doce atingiria, até às 15 horas de hoje (12), a marca de 5,50 metros.

A Prefeitura informou que foi formado um grupo de trabalho emergencial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), com objetivo “de pontuar as ações para mitigar os efeitos das cheias do Rio Doce”. Um dos assuntos em pauta foi o impacto causado nas estradas em decorrência das fortes chuvas, assim como a segurança das famílias afetadas.

Continua depois da publicidade

No encontro, inda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que duas estradas que dão acesso a Povoação estão interditadas devido ao alagamento, além da beira Rio, e o acesso pela ES 010, na estrada que liga a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas carros altos.

Moradores do bairro Olaria foram deslocados para o ginásio poliesportivo do bairro Conceição, onde recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Também estão no local duas famílias de uma fazenda localizada às margens do Rio Doce, e do Olaria, duas que não foram para o ginásio, se encontram na casa de parentes.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias