Domingo, 28 de Novembro de 2021
27 99808-4347
Meio Ambiente Faxina na praia

Regência: Mais de 80 quilos de lixo recolhidos durante mutirão na praia

Ação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente.

19/11/2021 06h09 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Regência: Mais de 80 quilos de lixo recolhidos durante mutirão na praia

O sábado (13) contou com cenas marcantes em Regência, litoral de Linhares: O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Nacional de Qualidade Ambiental (SQA), realizou um mutirão de limpeza de praias da região de Abrolhos, que contemplou o balneário de Vila de Regência. A ação integra o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e visa contribuir para a recuperação do meio ambiente, promovendo a conscientização da população sobre a necessidade do descarte adequado do lixo.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram 

Continua depois da publicidade

A iniciativa promovida pelo MMA, por meio do Projeto TerraMar (MMA/GIZ), é fruto de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi coordenada pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e contou ainda com o apoio do Centro TAMAR, da Reserva Biológica de Comboios (ICMBio) e das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de Linhares, além de estudantes universitários e integrantes do grupo “Vigilantes da Foz do Rio Doce”.

Ao todo participaram da ação 28 voluntários, que coletaram 82,382 quilos de resíduos na extensão de praia e restinga. Os itens constituídos por plástico foram o principal tipo de resíduo encontrado, seguido por vidro, borracha e material de pesca. Os materiais recicláveis e os inservíveis foram recolhidos e destinados adequadamente em parceria com a Prefeituras de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam). 

Continua depois da publicidade

“Em Linhares foram percorridos 210 metros de praia, sendo a coleta mais emblemática dentre as ocorridas até o momento. Os resíduos são constituídos em mais de 95% do trecho da ação de fragmentos, tanto na face da praia, quanto no pós-praia. Coletou-se 13 sacos cheios, 9.164 itens, totalizando 82,382 quilos de material”, informa o Ministério do Meio Ambiente. 

Os dados obtidos na ação foram devidamente registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, e passarão a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), subsidiando a formulação de pesquisas e políticas públicas sobre o tema. As informações geradas permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origem, facilitando a orientação e formulação de políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Projeto TerraMar - O Projeto TerraMar atua nas regiões de Abrolhos (Bahia e Espírito Santo) e da Costa dos Corais (Alagoas e Pernambuco) e busca promover a gestão ambiental territorial integrada aos espaços continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade. O TerraMar é coordenado pelo MMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). As informações e a foto são da PML.

Continua depois da publicidade
2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias