Terça, 25 de Janeiro de 2022
27 99808-4347
Meio Ambiente Fundação Renova

Bacia do rio Doce: Organizações recebem apoio e capacitação para desenvolver ações de turismo, cultura, esporte e lazer

As instituições ingressaram no projeto após um amplo processo seletivo.

18/11/2021 14h41
Por: Redação
Bacia do rio Doce: Organizações recebem apoio e capacitação para desenvolver ações de turismo, cultura, esporte e lazer

Após quatro meses de formação no projeto Fortalecimento de Organizações, 169 instituições, localizadas em 39 municípios atingidos pelo rompimento de Fundão, começam a receber recursos da Fundação Renova. Serão destinados R$ 5 mil a cada organização para investimentos iniciais em projetos do terceiro setor nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer na bacia do rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

As instituições ingressaram no projeto após um amplo processo seletivo. Em seguida, foram levantadas fragilidades e necessidades ao longo de 60 horas de oficinas e aulas, conduzidas pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Os participantes puderam se aprofundar nas técnicas do terceiro setor e se preparar para concorrer a editais.

O conteúdo buscou desenvolver o reforço da capacidade de gestão, o estabelecimento da ação em rede e parcerias e a valorização e potencialização do território. Assuntos como educação, gestão financeira, aspectos jurídicos e contábeis, comunicação e planejamento estratégico também foram abordados. Em 27 de outubro, as organizações conquistaram a certificação de conclusão das aulas formativas. Com o amadurecimento dos participantes e com o repasse dos recursos, os projetos terão, agora, o incentivo inicial para saírem do papel.

Continua depois da publicidade

A próxima fase, prevista para o próximo ano, será uma rodada de negócios, networking e benchmarking para estimular a articulação entre as organizações e parceiros e ampliar o que foi ensinado em sala de aula. As organizações passam a tratar os temas de forma intencional, a fim de estabelecer planos e parcerias de negócios.

De acordo com Maria Cristina Aires, coordenadora de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, o projeto busca fortalecer as organizações locais atuantes para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário. “São essas instituições fortalecidas e atuantes que irão assegurar a sustentabilidade das diversas ações compensatórios e reparatórias executadas nos territórios”, afirma.

O projeto Fortalecimento de Organizações é realizado em cumprimento ao programa de Turismo, Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele tem como objetivo promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nos municípios atingidos e fomentar o desenvolvimento turístico dos polos definidos.

Continua depois da publicidade

Sobre a Fundação Renova - A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, instituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Continua depois da publicidade

Por Assessoria de imprensa - Fundação Renova

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias