Terça, 25 de Janeiro de 2022
27 99808-4347
Saúde Vacinação

Covid-19: Linhares atinge 70% da população totalmente vacinada

Recomendação para manter os cuidados contra a doença continua.

06/11/2021 07h16
Por: Redação
Covid-19: Linhares atinge 70% da população totalmente vacinada

O município de Linhares avança na vacinação contra a Covid-19, mas recomenda às pessoas a continuarem a procurar as Unidades de Saúde para serem imunizadas e não se esquecerem dos prazos estabelecidos entre uma dose e outra. Os cuidados passam também pela continuidade do uso de máscaras, higienização das mãos e respeito pelas recomendações médicas em relação ao distanciamento necessário.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes–com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.

Continua depois da publicidade

A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 56 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 56 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de quatro meses da segunda dose.

Números - Pelo menos 93,6% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 96%. Os vacinados com a segunda dose chegam a 70%. 

Até agora, foram aplicadas 229.929 doses da vacina contra o coronavírus em Linhares. Primeira dose: 134.123 pessoas; segunda dose: 89.699 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 11.650 pessoas.  Lembramos que os números da dose única são considerados para primeira e segunda doses.

Continua depois da publicidade

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), de acordo com o Ministério da Saúde, é de 143.236 pessoas. O município não aplica, por enquanto, a vacina Pfizer em lugar da AstraZeneca na segunda dose. Quem tomou a AstraZeneca na primeira dose continua recebendo o mesmo imunizante. A Pfizer é utilizada para menores de 18 anos e acima de 12 anos, reforço em pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, pacientes imunossuprimidos, grávidas e puérperas. 

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Continua depois da publicidade

Horários - Para vacinação, as Unidades de Saúde de Linhares atendem de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas. Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até as 8 da noite. Fonte e foto: PML.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias