Quarta, 20 de Outubro de 2021
27 99808-4347
Educação Pontal do Ipiranga

Livro: Projeto de leitura retrata empatia e gentileza em escola do Pontal do Ipiranga

Parabéns para as professoras Eloisa Pereira Ricardo e Sheila Martins Broseghini, idealizadoras do projeto.

14/10/2021 07h44 Atualizada há 4 dias
Por: Redação
Livro: Projeto de leitura retrata empatia e gentileza em escola do Pontal do Ipiranga

Empatia, gentileza, amizade, família e superação foram reflexões desenvolvidas com alunos do 6º ao 9º ano da Emef Manoel Martins, em Pontal do Ipiranga, a partir da leitura do livro “Extraordinário”, da autora Raquel Jaramillo. A leitura foi iniciada em sala e os alunos deram sequência em casa, devido o revezamento, e ao retornar foi realizada uma sequência de atividades.

 Clique aqui e Siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

Eloisa Pereira Ricardo e Sheila Martins Broseghini, professoras de Língua Portuguesa, idealizadoras do projeto, pontuaram que as atividades foram aplicadas para despertar o prazer pela leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas, além de possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens e proporcionar ao aluno, por meio da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

As professoras comentaram que ao retornar para sala de aula os alunos responderam a um questionamento oral e também escrito para verificar se de fato tinham feito a leitura do livro. “Após identificarmos que alguns alunos não tinham lido todo o livro, iniciamos um processo de sensibilização e incentivo à leitura, com um novo prazo. Após isso, toda a turma produziu cartazes com os poemas criados com base nas informações, sobre o Bullying e a generosidade. As apresentações para a turma foram gravadas e depois assistidas por eles”, disseram as professoras.

Continua depois da publicidade

Além do livro, os alunos também assistiram junto aos professores o filme “Extraordinário”. Na sequência foi promovido um debate para identificar o que tinha de similar ou diferente entre eles.

O Extraordinário foi um dos livros sugeridos no PNLD Literário 2020 pelos professores de Língua Portuguesa da instituição, aceito e enviado para escola em quantidade suficiente para todos os alunos neste ano de 2021.

Sobre o livro - O livro “Extraordinário” conta a história de Auggie Pullman, um menino de 10 anos de idade que nasceu com uma síndrome genética, cuja sequela é uma deformidade facial severa, que lhe impôs diversas complicações médicas, o que dificultava seu ingresso na escola para estudar. 

Continua depois da publicidade

Prestes a começar o 5º ano em um colégio, tem uma missão nada fácil pela frente, convencer os colegas de que apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Fonte: PML.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias