Quarta, 27 de Outubro de 2021
27 99808-4347
Educação Homenagem

Therezinha Durão Costa é homenageada com nome de escola em Linhares

Thereznha faleceu no dia 26 de julho deste ano de 2021, e deixou história em Linhares.

08/10/2021 09h37 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Therezinha Durão Costa é homenageada com nome de escola em Linhares

A saudosa Therezinha Durão Costa terá o nome estampado no Centro de Educação Infantil Municipal, localizado no bairro Três Barras. Ao justificar a iniciativa, a Prefeitura de Linhares cita que a linharense dedicou sua vida à Educação e a História do Município, e lembra que Therezinha foi a primeira professora a trabalhar com deficiência intelectual na Escola Bartouvino Costa e foi uma das fundadoras da Associação Pestalozzi de Linhares e da Seccional Regional do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges).

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

A professora Therezinha, segue a justificativa, fundou o Jardim de Infância Santa Terezinha, primeira escola de Educação Infantil de Linhares, e teve a também saudosa Dulce Campos Pestana, a Tia Dulce, como sua auxiliar. Ela também Dirigiu o Jardim de Infância Menino Jesus, da rede municipal, e o Santa Terezinha, da rede estadual.

E a justificativa continua: Preocupada com a redução do preconceito e socialização de seus alunos, propiciava oportunidades para que convivessem com outras pessoas. Por motivos de saúde teve que se afastar da regência de sala de aula em 1974, mas a paraplegia nunca a impediu de lutar em prol de seus ideais.

Continua depois da publicidade

Nascida em Linhares, no dia 23 de abril de 1938, filha de Waldir Durão e Diva Pestana Durão, Therezinha teve três filhos: Maria Thereza (Teca), Francisco de Paula (Chico) e Atahualpa (Branco).

O nome de Therezinha também está na autoria do livro “Resenhas: Linhares Futebol”, publicado em 2001, no qual resgata a memória, as histórias e as anedotas do esporte linharense. É co-autora com Maria Lúcia Grossi Zunti, Patrick Mário Calmon Holliday e Arlêne Campos, do livro “Guia Histórico e Geográfico das Ruas de Linhares”, lançado em 1995.

Conforme informamos aqui no Eu Vi em Linhares, Thereznha faleceu em Linhares no dia 26 de julho deste ano de 2021, devido complicações cardíacas.

Continua depois da publicidade
1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias