Sábado, 18 de Setembro de 2021
27 99808-4347
Saúde Fila e aglomeração

Covid-19: População se revolta em fila para tomar vacina em Linhares. Teve muita aglomeração

Município voltou ao Risco Moderado. A fila rodou quarteirão mais de uma vez. Fui a número 911, disse leitora.

23/07/2021 21h18 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Covid-19: População se revolta em fila para tomar vacina em Linhares. Teve muita aglomeração

Tarde e noite de sexta-feira (23) difíceis para quem atendeu ao chamado da Prefeitura de Linhares referente ao mutirão para vacinar população acima dos 30 anos contra a Covid-19. O método determinou atendimento das 17 às 21 horas, no Ginásio Poliesportivo do bairro Conceição, conforme divulgação no site oficial, “para dar continuidade à aplicação da primeira dose na população em geral acima dos 30 anos”. A mesma divulgação afirmou que, no total, estariam disponíveis mais de 2 mil doses e que o atendimento seria realizado por meio de senha. Teve muita aglomeração.

Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram

Continua depois da publicidade

E bem no dia que Linhares voltou para a cor amarela no Mapa de Gestão, ou seja, que saiu do Risco Baixo e foi para o Risco Moderado quando o assunto é a Covid-19, o que se viu foi muita, muita gente na fila que dobrava quarteirão por mais de uma vez.

Nela encontramos uma moradora do bairro Interlagos 2, e por motivo de privacidade não divulgaremos o nome, mas ela disse que estava com a senha 911, e que chegou ao local pouco depois das 15h. A mulher que conseguiu chegar em casa por volta das 20h30, disse que tomou a primeira dose da Pfizer, e comentou:  “Acho que nem todos que estão lá conseguirão a vacina. Tinha muita gente na fila quando saí. Muita mesmo”, relatou a leitora.

Continua depois da publicidade

Um leitor que reside no bairro Canivete, era o retrato da revolta na fila. Ele cobrou da Prefeitura de Linhares: "Precisa de organização, precisa distribuir esse mutirão para os bairros, precisa ter mutirão também de gente para atender. Não entendo como não previram que aconteceria isso, meu Deus. Entro no trabalho à meia-noite, e to aqui desde as 3 (horas) da tarde. Isso é um absurdo. Poderiam agendar antes para as pessoas chegarem só na hora de vacinar", disse ele. 

Nós enviamos demanda ao plantão da Prefeitura de Linhares, no contato informado via e-mail, e perguntamos sobre a possibilidade de agendamento, se todos na fila seriam atendidos ainda; quais providências serão tomadas caso a resposta fosse negativa; e por qual motivo a Prefeitura não vacina as pessoas em seus próprios bairros? Enviamos a demanda às 20h11, e a resposta está abaixo:

“A secretaria municipal de Saúde informa que todas as pessoas que estão na fila serão vacinadas”, e acrescentou que “desde o início da pandemia, o Município de Linhares adotou o controle por quantidade de doses disponíveis e registro da quantidade de pessoas em cada idade, escalonamento, modelo que se mostrou eficiente, onde qualquer cidadão que, dentro da faixa etária divulgada, que procurasse pela vacina teria acesso.

Continua depois da publicidade

Já os mutirões, diz a nota, que tem por finalidade intensificar a vacinação, é disponibilizado uma quantidade de doses e de acordo com histórico tem atendido a todos, com um tempo médio para vacinação de 40 minutos em mutirões anteriores.

A secretaria reforça que a vacinação em Linhares avança de acordo com a disponibilidade de doses que são disponibilizadas aos estados e municípios via Ministério da Saúde. No mutirão de hoje serão vacinadas com a primeira dose 2 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Até o momento mais de 102 mil doses de vacinas já foram aplicadas em Linhares sendo que a população vacinavel do Município e de 127.008 pessoas.”

Mapa de Risco - O Governo do Estado anunciou, também nesta sexta-feira (23), o 65º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (26) até o próximo domingo (1º). Dos 78 municípios capixabas, 72 estão classificados em Risco Baixo e seis em Risco Moderado. Não há municípios classificados em Risco Alto. Conforme informamos acima, Linhares está entre os seis em Risco Moderado.

32 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias