Quinta, 05 de Agosto de 2021
27 99808-4347
Geral Brumatti?

Historiadora afirma desconhecer “Brumatti” no sobrenome de Caboclo Bernardo

Nativo estranhou e questionou sobrenome divulgado pelo setor de comunicação da Prefeitura de Linhares.

13/06/2021 07h45 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Historiadora afirma desconhecer “Brumatti” no sobrenome de Caboclo Bernardo

Um nativo da Vila de Regência, litoral de Linhares, disse que “estranhou” ao ler no site da Prefeitura de Linhares “Bumatti” no sobrenome do herói que salvou mais de 120 pessoas que estavam no Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil na madrugada do dia 8 de setembro de 1887.

Leia também - Tiros: Um indivíduo assassinado e outro baleado no interior de Linhares

Continua depois da publicidade

Pelo ato, ele foi condecorado pela princesa Isabel como herói nacional. E desde 1970 uma festa foi estabelecida na Vila por decreto municipal. Antes da pandemia, a programação lotava as ruas de Regência, e neste ano de 2021, ao divulgar a programação online do evento que começou ontem (12) e segue até este domingo (13), no envio de releases para a imprensa e também em seu site oficial, a Prefeitura de Linhares afirmou que o nome completo de Caboclo Bernardo é Bernardo Brumatti José dos Santos.

Após recebermos o questionamento do leitor, que nasceu em Regência e leva a história do herói aos filhos e netos, procuramos desfazer a dúvida dele junto a escritora Regina Lúcia Paiva Rabello Reis, que escreveu a vida de Caboclo Bernardo como dissertação de mestrado.

Continua depois da publicidade

Como não conseguimos o contato, procuramos a professora, historiadora e escritora Maria Lúcia Grossi Corrêa Zunti, que, inclusive, é uma das fundadoras da Serlihges, a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo: “Nunca ouvi falar deste "Brumatti" ligado ao nome de Caboclo Bernardo. Nem faz sentido. Um nome que parece de origem italiana??? Deve ter sido erro de digitação. Só pode”.

Desse modo, segue o resultado após averiguação do "Brumatti" no sobrenome do nome completo do herói nacional Caboclo Bernardo. No dia 20 de agosto de 2010, no mesmo site oficial (onde também encontramos a foto do busco do herói), a Prefeitura de Linhares expôs a seguinte publicação, à época, sem o “Brumatti”. Vejamos abaixo:

Bernardo José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo (Vila de Regência, Linhares, 1859 – Barra do Rio Doce, 3 de junho de 1914) foi um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil.

Continua depois da publicidade

No dia 20 de setembro de 1887, Bernardo recebeu uma homenagem pública em Vitória, capital da província. Em entrevista ao jornal "A Província do Espírito Santo", ele declarou "eu vi o navio perder-se e então prendi o cabo aos dentes e atirei-me ao mar para salvá-los". Em seguida, ele viajou para o Rio de Janeiro, onde em 29 de setembro foi recebido pela alta cúpula da Marinha de Guerra. Em 6 de outubro, numa audiência, a Princesa Isabel o condecora com uma medalha de ouro e lhe confere um diploma onde se lê:

"Eu princesa Isabel Regente, em nome do Imperador o Sr. D. Pedro II: faço saber aos que esta carta virem, que atendendo a dedicação não comum pela humanidade que mostrou o remador da catraia da Barra do Rio Doce, que Bernardo José dos Santos, salvando com risco da própria vida às de muitos indivíduos, por ocasião do naufrágio do "Imperial Marinheiro", ocorrido na madrugada de 7 de setembro, próximo findo, a duas milhas ao sul daquela barra, e querendo dar-lhe uma demonstração de meu imperial agrado, por tão importante serviço: Hei por bem fazer-lhe mercê de medalha de 1a. classe designada pelo Art. 1 das instruções a que se refere o decreto No. 1579 de 14 de março de 1855. 66o. anos da Independência do Império. (Ass.) Princesa Imperial Regente – Barão de Cotegipe.

Continua depois da publicidade

E para divulgar a programação online da festa neste ano de 2021, veja print do texto divulgado e que também foi enviado para a imprensa pelo setor de comunicação da Prefeitura de Linhares:

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias