Terça, 15 de Junho de 2021
27 99808-4347
Educação E aí?

Risco alto: Prefeitura é procurada para confirmar sobre retorno das aulas presenciais em Linhares

Município voltou para a cor vermelha no 55º Mapa de Risco sobre a Covid-19, e foi citado mais de 2 vezes no pronunciamento do governador.

15/05/2021 18h46 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Risco alto: Prefeitura é procurada para confirmar sobre retorno das aulas presenciais em Linhares

Caiu como uma espécie de “balde de água fria” a volta de Linhares para o risco alto no 55º Mapa de Risco sobre a Covid-19, com vigência a partir desta segunda-feira (17). No pronunciamento feito nesta sexta-feira (14), o governador Renato Casagrande, inclusive citou por mais de duas vezes o nome do Município. E o governador destacou: “Se um município moderado voltar para o risco alto, ficará no risco alto por 14 dias”.

 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

E com a volta de Linhares na cor vermelha do mapa, mudam também as medidas com relação ao comércio e a volta as aulas presenciais na rede municipal para alunos a partir do ensino fundamental II. E no mesmo dia do pronunciamento do governador, o site da Prefeitura divulgou que o retorno das aulas presenciais em Linhares (ignorado pela administração quando o Município estava em Risco Moderado), foi marcado para acontecer segunda-feira, dia 17 de maio “paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, que ocorre de forma escalonada por idade, e em um momento de queda na taxa de transmissão e nos indicadores de contágio”.

 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

O que disse a Prefeitura ao ser procurada: Nós enviamos demanda para o plantão do setor de comunicação, ainda no início da noite desta sexta-feira (14), pois muitos professores procuraram a nossa Redação com medo da volta ao atendimento presencial, mesmo com redução da capacidade de alunos, sobretudo mediante a mudança da colocação de Linhares do risco moderado para o alto, e a vacina que chegou apenas para poucos do setor.

O profissional de plantão com nome no e-mail enviado para a imprensa, visualizou a nossa mensagem, mas ignorou e não respondeu. “Precisamos de uma resposta, pois as salas de aula, em sua maioria, não estão aptas para esse atendimento. E o pior é que uma minoria de professores foi vacinada”, disse uma das professoras que pediu informações à nossa Redação.

Diante da falta de resposta por parte da Prefeitura de Linhares, e considerando que na cidade tem uma Unidade do Sesi, somada à necessidade de informar a população, divulgamos abaixo o e-mail que a escola enviou para os pais. Confira a íntegra:

Continua depois da publicidade

“Prezados pais e responsáveis, Diante da divulgação do 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência a partir dessa segunda-feira (17) até o próximo domingo (23), as escolas nos municípios capixabas do risco alto poderão continuar com as aulas presenciais para alunos da educação infantil e fundamental I, até o 5º ano. As atividades serão nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, sendo 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em aula remota.

Para os alunos do fundamental II e dos demais níveis de ensino, a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada”.

Continua depois da publicidade

Em seguida o e-mail explica, considerando a colocação de cada Unidade Sesi nas respectivas cidades capixabas, e prossegue: “Sendo assim, comunicamos que nossas aulas da educação infantil e fundamental I, continuam em formato híbrido, com 50% dos alunos em sala de aula em todas as nossas unidades.

Para as turmas do Fundamental II e Ensino Médio as aulas serão mantidas em formato 100% remoto nas unidades SESI de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Serra e Vila Velha.

Nas unidades de Aracruz e Colatina as aulas do Fundamental II e Ensino Médio continuam em formato híbrido e retornam a partir de terça-feira (18) em Vitória, sendo 50% dos alunos em sala de aula e os demais em aula remota”.

Confira abaixo, de acordo com o  55º Mapa de Risco sobre a Covid-19, os Municípios que estão no Risco Alto:

Risco Alto: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias