Terça, 15 de Junho de 2021
27 99808-4347
Meio Ambiente Cena triste

Vídeo: Árvores cinquentenárias são derrubadas no Centro de Linhares

Não apresentam (os troncos) nenhum malefício que possa respaldar o fim, afirma leitor.

06/05/2021 13h10 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Vídeo: Árvores cinquentenárias são derrubadas no Centro de Linhares

O barulho de motosserras chamou a atenção nesta manhã de quinta-feira (6) no Centro de Linhares. Foi na Avenida Nogueira da Gama, no trecho onde tem linha de ônibus e, à princípio, quando um caminhão equipado e profissionais foram vistos no local, moradores e comerciantes deduziram que as copas de duas árvores cinquentenárias seriam devidamente reduzidas para que fiações não ficassem comprometidas.

 

Continua depois da publicidade

Mas a poda foi avançando, e em seguida uma das árvores que ficava bem ao lado de um ponto de ônibus foi totalmente cortada. Perto dela estava outra planta de igual aspecto. E ela teve o mesmo fim.

Um leitor acompanhou os trabalhos e disse que trata-se de Goitis cinquentenários. No áudio do vídeo ele narra e mostra as condições dos troncos. E depois ele nos enviou as imagens e afirmou: “Não apresentam (os troncos) nenhum malefício que possa respaldar o fim das árvores. A avenida agora, pelo menos aqui nesse trecho, parece ter perdido seu maior ponto de referência”.

Continua depois da publicidade

As duas árvores em seus mais de 50 anos fizeram parte da infância e juventude de muita gente. “Essas árvores foram plantadas em 1969, no ano de meu nascimento, a semente veio de Santa Leopoldina. O prefeito de Linhares era o Zé Vasquinho”, informou o leitor.

Nós enviamos demanda para a Prefeitura de Linhares perguntando qual a motivação para matar as árvores, e se outras estão na lista para o mesmo fim. Estamos aguardando as respostas.

Passadas duas horas do envio, apuramos sobre a iniciativa e fomos informados que as plantas estariam comprometendo a estrutura de um imóvel, e que uma delas estava atrapalhando o acesso de cadeirantes.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Linhares respondeu a demanda às 16h26, com a seguinte nota: "A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que as duas árvores da espécie Licania Tomentosa (Oiti) foram removidas a pedido do proprietário do imóvel ao perceber que as mesmas poderiam causar transtornos no imóvel e no seu entorno.

 A Secretaria destaca que as espécies tiveram que ser removidas da avenida mencionada por serem árvores de grande porte, plantada sob fiação principal de rede elétrica e telefônica, com copa alta oferecendo riscos de curtos circuitos, além de lançar galhos para o lado da avenida possibilitando acidentes com danos a veículos de grande porte como caminhões, carretas e ônibus.

Continua depois da publicidade

 A pasta também reforça que antes de realizar a remoção ou a poda de qualquer tipo de árvore, é feita uma análise técnica pela equipe do Meio Ambiente para identificar se realmente a árvore precisa receber alguns desses serviços. Identificando a necessidade dos mesmos, a equipe da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos é acionada para executar os trabalhos. 

As autorizações e licenças para corte de árvores podem ser acompanhadas no site da Prefeitura de Linhares. Para solicitar os serviços o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 3372-2067”.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias