Quarta, 12 de Maio de 2021
27 99808-4347
Geral Olha isso

Dicas: Como aparecer no Google Imagens

Siga uma a uma, e terás o resultado.

14/04/2021 18h10 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Dicas: Como aparecer no Google Imagens

É grande o número de pessoas que procura por dicas de SEO e estratégias para posicionar um site na primeira página do Google. No entanto, o que pouca gente sabe é que é possível ir além da página principal do buscador, colocando um site também nos primeiros resultados de pesquisas do Google Imagens.

Você já havia pensando na possibilidade de colocar as imagens do seu site nos primeiros resultados do Google Imagens? Poucas pessoas e empresas utilizam atualmente esse tipo de estratégia de SEO, que por sinal pode contribuir e muito para o posicionamento de sites.

Continua depois da publicidade

Você já imaginou o quanto seria positivo posicionar o seu site nos primeiros resultados do Google? Mas, e se for possível ir além posicionando também no Google Imagens? Certamente o tráfego orgânico (gratuito) do seu site cresceria de forma exponencial.

Explore e aproveite os benefícios que o Google Imagens pode oferecer para o seu site e obtenha um volume cada vez maior em tráfego orgânico. Neste conteúdo, você confere algumas dicas importantes para o posicionamento do seu site no Google Imagens. Portanto, se o seu objetivo é o topo do Google, não deixe de conferir o que preparamos para você.

Continua depois da publicidade

1-Utilize imagens nos seus conteúdos

A utilização de imagens nos conteúdos de um site ou blog é uma estratégia conhecida de SEO. Além de dividir o texto em partes e melhorar a leiturabilidade ao evitar a formação de grandes blocos textuais, as imagens servem também como ilustração para o enriquecimento dos conteúdos.

Conteúdos ricos, estruturados em blocos de textos curtos, com imagens, vídeos, infográficos e outros elementos ilustrativos é tudo o que o Google precisa para os resultados da primeira página.

Portanto, se você já utiliza imagens na produção dos conteúdos do seu site, você está no caminho certo. No entanto, é preciso ir além ao descobrir como otimizar essas imagens para que elas não sirvam apenas para ilustração do conteúdo, mas também para melhorar o posicionamento orgânico do seu site.

Continua depois da publicidade

2-Insira um nome na imagem

Não inserir nome nas imagens é um dos principais erros que impedem a indexação das imagens pelo Google Imagens. Afinal, se publicamos uma imagem apenas como um nome do tipo "screenshot", como o Google conseguirá descobrir o seu conteúdo?

É importante que possamos entender, que o Google trabalha com robôs que analisam os conteúdos dos sites com muita eficiência. No entanto, eles ainda não são capazes de visualizar e interpretar uma imagem. Sendo assim, é preciso oferecer elementos textuais que ajudem o Google a entender o que cada imagem representa.

Continua depois da publicidade

Procure nomear as imagens do seu site de forma simples e direta, utilizando se possível a palavra-chave principal ou palavras-chave secundárias em seu nome.

Vale destacar também, que conjuntos de palavras precisam ser separados por hífen para correta interpretação do Google, veja alguns exemplos:

como-aparecer-no-google-imagens

dicas-para-aparecer-no-google-imagens

3-Preencha o campo Alt Text das imagens

Além do nome da imagem que como falamos é muito importante para otimizar o seu site para aparecer no Google Imagens, temos também o elemento Alt Text.

O Alt Text funciona como um pequeno descritivo do conteúdo da imagem, auxiliando o Google a compreender o que ela representa. Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo:

Suponhamos que em seu site você insira uma imagem que demonstre um homem fazendo uma pesquisa no Google Imagens. Como você descreveria esse acontecimento no Alt Text?

"Homem fazendo uma pesquisa no Google Imagens"

Percebeu como é simples? Você só precisa descrever de forma clara e direta o conteúdo da imagem, no campo Alt Text ao inserir uma imagem no seu site.

4-Preencha a Tag Title

Além do nome da imagem da Alt Tag e da Alt Text, temos ainda um quarto campo para preencher nas imagens com o objetivo de posicioná-las nos primeiros resultados de pesquisas do Google.

Esse campo é a Tag Title. Você sabe qual é a sua função? A Tag Title é aquele texto que aparece quando você simplesmente passa o mouse por cima de uma imagem presente em um site ou blog.

Para preencher a Alt Title, você pode seguir as mesmas instruções do campo Alt Text, lembrando-se sempre de utilizar palavras-chave e termos que tenham sentido com o conteúdo abordado no seu texto.

Vale destacar, que a inteligência do Google é capaz de verificar se as imagens possuem relação com o conteúdo da sua página. Portanto, procure não utilizar elementos de imagem que não estejam diretamente relacionados ao conteúdo textual publicado no seu site.

5-Cuidado com o formato e tamanho das imagens

Muita gente não sabe, mas o tamanho e até mesmo o formato das imagens pode interferir no posicionamento de um site nos primeiros resultados, seja do Google ou do Google Imagens. Portanto, se você deseja mesmo aparecer no Google Imagens, fique atento a essa dica.

Preferencialmente utilize imagens no formato JPEG (.jpg) que são leves e oferecem ao mesmo tempo boa qualidade, evitando aumentar o tempo de carregamento do seu site e sobrecarregar seu servidor.

Vale destacar também, que imagens no formato JPEG costumam carregar com maior facilidade em dispositivos com banda larga reduzida de internet.

Apesar do formato JPEG ser o melhor aceito pelo Google, outros formatos como o PNG e o GIF também são aceitos, mas costumam influenciar na navegabilidade e na velocidade de carregamento dos sites, o que é um ponto negativo nos critérios de SEO.

Tenha cuidado e atenção também com o tamanho das imagens, procure padronizar o tamanho das imagens distribuídas em seu site para uma melhor apresentação dos conteúdos.

Além disso, nada de imagens muito grandes e que deixem o seu site lento e nem imagens muito pequenas e de baixa qualidade.

Por fim, tenha cuidado com o plágio, utilize imagens livres de direitos autorais ou adquiridas em bancos de imagens, evitando assim, sofrer penalizações do Google devido a prática de plágio.

Existem ainda outras dicas para um site aparecer no Google Imagens.

Saiba mais sobre o assunto e implemente as melhorias necessárias no seu site com a ajuda de um Consultor de SEO.

Os especialistas e as melhores agências de SEO do mercado certamente serão capazes de contribuir o bastante para que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google. Por Ian Fbs.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias