Quarta, 12 de Maio de 2021
27 99808-4347
Geral Consel

Eleita diretoria para biênio 21/22 do Consel

Confira detalhes da composição da diretoria, que conta com representantes de diversas entidades, entre elas, a OAB.

12/04/2021 13h10
Por: Redação
Eleita diretoria para biênio 21/22 do Consel

Com a participação de representantes de 30 entidades das 36 com direito a voto, e seguindo os protocolos de cuidados em relação ao vírus Covid-19, o Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), confirmou, neste domingo (11/04), a chapa registrada para a diretoria do biênio 2021/2023. A eleição aconteceu na sede da entidade, no Bairro Novo Horizonte.

O empresário Roque Félix de Barbe segue na presidência por mais dois anos, tendo Edval Antônio Sant’Ana, como vice, Leandro Rodrigues Passos (1º) e Anderson Pezzin Said (2º) como secretários e Márcio Roney Santos Correia (1º) e Arles Guerra Miranda (2º), tesoureiros. Os diretores de Relações Públicas são Antônio Roberte Bourguignon, Wilmar Barros Barbosa e Alcídia Pereira de Paula Sousa.

Continua depois da publicidade

O conselho fiscal é formado por Pascoal Januel Celestrini, Daniel Cesconeto Júnior e Anderson Antônio Grassi (titulares) e Almir Antônio Segatto, Fabiano da Silva Bortot e Edmilson Supelete (suplentes). O conselheiro de honra é Manoel Pedro de Souza Filho.

Ao agradecer aos integrantes das entidades que participaram da votação, o presidente Roque Félix de Barbe disse que a diretoria vai dar celeridade ao planejamento que está sendo executado, mesmo com a pandemia. Uma das várias ações planejadas é a implantação, em Linhares, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A ideia, já abraçada pelo Governo do Estado, surgiu no âmbito de discussões do Consel para reunir em um único espaço toda a estrutura das forças de segurança no município.

Continua depois da publicidade

“O Cisp vai beneficiar o Governo do Estado, pela redução de custos, as forças de segurança, por fortalecer as ações a partir de um espaço conjunto, e, principalmente, a população de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, pela oferta de vários serviços no mesmo lugar, potencializando o trabalho das policias e agilizando o atendimento aos usuários”, pontuou Roque. O presidente reforçou a importância da participação de todos para que a segurança pública se mantenha unida e forte.

Credibilidade - O conselheiro Arles Guerra Miranda, um dos fundadores do Consel, afirmou que a escolha de nova diretoria e o trabalho exemplar dão uma sensação de dever cumprido. “O conselho é um orgulho da sociedade linharense no que tange à segurança pública para Linhares e todo o Estado”, avaliou. 

Arles lembrou que são 25 anos de serviço com credibilidade, e que a sociedade verifica sempre quem está na linha de frente das organizações. “É o resultado do comprometimento das entidades, das forças de segurança, das representações políticas, da Secretaria Municipal de Segurança, hoje representada pelo coronel Jones de Freitas Mattos, e todos que estendem a mão ao Consel. Quem planta a semente do bem colhe o fruto do bem”, finalizou.

Continua depois da publicidade

Representante do Sindicato dos Lojistas e Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo, Ilson Alves Pessoa evidenciou o crescimento do Consel, fruto, segundo ele, da união das entidades. “Essa condição dá confiança à sociedade linharense para o conselho contribuir com a segurança do município e, por consequência, às questões sociais. Nota dez para a atual diretoria e todos que já estiveram à frente do conselho”, avaliou.

As atividades do Consel atraem gerações. Cristiano Forza de Araújo, representante de uma das entidades que fazem parte do conselho, disse que recebeu a missão como uma herança do pai, o ex-presidente Lindsay Raimundo Tedoldi de Araújo, o Noca. “Dar continuidade ao trabalho que ele desenvolvia junto aos membros do Consel e contribuir com a sociedade linharense, numa atividade exemplar não só aqui no Estado, mas em todo o Brasil, é gratificante”, testemunhou.

Continua depois da publicidade

Anderson Grassi é outro que atesta os bons serviços efetuados à sociedade pelo Consel, ao auxiliar as forças de segurança. “A sociedade linharense pode colaborar com a certeza de que os recursos são aplicados com responsabilidade. A credibilidade vista aqui assegura que as doações são usadas para uma causa segura”, afirmou o conselheiro.

A posse da nova diretoria acontecerá no mês de maio. De acordo com o estatuto, o atual mandato termina no final do mês de abril.  A partir de então, serão empossados os novos conselheiros.

A composição da diretoria para o biênio 2021/2023 é a seguinte:

Presidente: Roque Félix De Barbe (CRECI-ES)

Vice-presidente: Edval Antônio Sant’Ana (Fundação Hospital Rio Doce)

Primeiro secretário: Leandro Rodrigues Passos (Loja Macônica Linhares Unido nº 1710)

Segundo secretário: Anderson Pezzin Said (Loja Macônica Luz do Juparanã)

Primeiro tesoureiro: Márcio Roney Santos Correia (Adesg)

Segundo tesoureiro: Arles Guerra Miranda (Adel)

Diretor de Relações Públicas: Antônio Roberte Bourguignon (Sindicato Rural Patronal)

Diretor de Relações Públicas: Wilmar Barros Barbosa (Findes/Sesi/Senai)

Diretor de Relações Públicas: Alcídia Pereira de Paula Souza (OAB)

Conselheiro fiscal titular: Pascoal Januel Celestrini (Loja Macônica Fraternidade Universal nº 08)

Conselheiro fiscal titular: Daniel Cesconeto Júnior (CDL)

Conselheiro fiscal titular: Anderson Antônio Grassi (Sindivarejistas)

Conselheiro fiscal suplente: Almir Antônio Segatto (Conselheiro da Igreja Católica)

Conselheiro fiscal suplente: Fabiano da Silva Bortot (CRM)

Conselheiro fiscal suplente: Edmilson Supelete (Sindimol)

Conselheiro de honra: Manoel Pedro de Souza Filho (honorário).

História - O Consel está no ano do jubileu de prata. São 25 anos desde a sua fundação em 20 de março de 1996. É um conselho interativo composto por 36 entidades da sociedade civil organizada, cuja finalidade é atuar em apoio às forças de segurança em Linhares. O conselho tem 16 integrantes na diretoria, sem remuneração. Todos os componentes são voluntários.

O Consel é uma entidade de utilidade pública, conforme a lei estadual nº 10.645/2017. É visto como referência em conselhos de segurança no Espírito Santo. O Consel tem sede própria na Avenida Presidente Emílio Garrastazu Médici, 283, no Bairro Novo Horizonte. (Fonte: Consel).

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias