Terça, 13 de Abril de 2021
27 99808-4347
Geral Mudou!

MP notifica funerárias e cemitérios: Velórios estão suspensos em Linhares

Determinação vale para qualquer tipo de morte, e uma série de medidas terão que ser adotadas. Confira quais:

08/04/2021 17h51 Atualizada há 4 dias
Por: Redação
MP notifica funerárias e cemitérios: Velórios estão suspensos em Linhares

Empresas funerárias e cemitérios de Linhares foram notificados a adotarem imediatamente diversas providências com relação a manuseio de corpos de pacientes que vierem a óbito em decorrência ou não da Covid-19. Isto, desde a retirada do necrotério da Unidade Hospitalar, até o sepultamento. Os velórios em todos os casos, estão proibidos.

O Município também precisa adotar uma série de medidas com relação aos familiares dos mortos, sejam por morte natural ou violenta. É que os velórios estão terminantemente proibidos durante a pandemia, e no sepultamento não pode ser ultrapassado um total de 10 pessoas, devidamente com uso de máscara e com distanciamento de pelo menos um metro e meio uma das outras.

Continua depois da publicidade

Antes da notificação, cerca de sete funerárias com sede em Linhares recolhiam os corpos e levavam os de vítimas da Covid-19 direto para o cemitério; enquanto os de outros tipos de morte, natural ou por violência (acidente, homicídio, suicídio, quedas, etc), eram levados às capelas mortuárias ou residências, onde permaneciam por até 3 horas antes do trajeto ao cemitério.

E por falar em cemitério, todos os chamados Campos Santos da sede e interior de Linhares, também terão que seguir medidas, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de EPIs (Equipamento de Uso Pessoal), e a não aglomeração de pessoas, além de fixação de cartazes com orientação sobre o uso de máscara.

Continua depois da publicidade

O dono de uma funerária, que considera todas as medidas extremamente importantes, pediu que a divulgássemos (confira abaixo) para que, desde já, as pessoas entendam que não pode mais acontecer velórios, mesmo que a pessoa não tenha morrido de Covid. “Nós (os agentes funerários) acatamos e achamos de grande valia, pois é para a proteção de todos”, disse ele. Confira as medidas abaixo:

16 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias