Domingo, 26 de Setembro de 2021
27 99808-4347
Saúde Pandemia

Linhares em Risco Extremo no Mapa Covid-19. Comércio funcionará 3 dias na semana

No Risco Extremo, constam ainda outros 36 Municípios e nas medidas tem ainda destaque para o Transporte Coletivo, que continua suspenso

02/04/2021 18h23 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Linhares em Risco Extremo no Mapa Covid-19. Comércio funcionará 3 dias na semana

Reduzir a transmissão do novo coronavirus, reduzir as internações e, sobretudo, reduzir, aliás, acabar com as mortes em decorrência da Covid-19: Os objetivos foram destaque no pronunciamento do governador Renato Casagrande no início da noite desta sexta-feira (2) de feriado Nacional.

Ao falar que a partir da próxima segunda-feira (5) os Municípios voltam a seguir o Mapa de Risco, Casagrande disse que por mais uma semana o transporte continuará suspenso, sendo retomado no próximo dia 12. O intermunicipal volta a funcionar, mas com 50% da capacidade.

Continua depois da publicidade

O Mapa de Risco que passa a valer a partir de segunda-feira (5), traz Linhares e mais 36 Municípios em Risco Extremo, 39 em Risco Alto, e 02 em Risco Moderado. No Risco extremo, o comércio funcionará somente 3 dias na semana: Quarta, quinta e sexta-feira. O governador também anunciou a abertura de 500 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com a Covid ao longo de todo o mês de abril. Abaixo confira mais detalhes.

No Risco Alto, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar nos dias de semana das 10h às 18h e aos sábados até 16h. Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. É proibido o funcionamento aos domingos e feriados. O número de alunos simultâneos em academias de ginástica foi ampliado para vinte, mediante agendamento, desde que respeitada a proporção de um aluno a cada 15 metros quadrados de área do local. Ficam liberadas as atividades educacionais de forma presencial.

Os restaurantes poderão funcionar com atendimento ao público das 10h às 16h, sendo permitido o funcionamento somente por delivery fora desse horário. As lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar no mesmo horário dos restaurantes, mas é vedado o consumo presencial nestes estabelecimentos. Bares seguem com funcionamento suspenso.

No Risco Extremo, os restaurantes, estabelecimentos comerciais e de serviços poderão atender o público de quarta a sexta-feira das 10h às 18h. Nestes dias, Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery. Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.

Em relação ao transporte coletivo, a circulação dos ônibus do Sistema Transcol continuará suspensa até o dia 11, sendo mantida a operação especial de transporte dos profissionais de saúde. A partir do dia 12, os ônibus do Sistema Transcol voltarão a circular normalmente durante os dias da semana das 5h às 22h. Nos finais de semana, os coletivos vão transportar somente profissionais da saúde. Os ônibus intermunicipais poderão voltar a circular com 50% da capacidade das 5h às 22h. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo. Pontos a serem anotados abaixo: 

Continua depois da publicidade

.Matriz de risco de volta na segunda-feira (5)

.Transcol suspenso por mais uma semana (do dia 5 ao dia 11 abril).

.50% de capacidade para ônibus intermunicipais até domingo (11)

Continua depois da publicidade

. Ônibus interestaduais seguem suspensos até dia 11.

 .Grande Vitória em risco extremo

Continua depois da publicidade

.Risco alto e extremo permanece por 14 dias.

.Nova classificação para esses municípios será divulgada no dia 16/04, começando a ser aplicada no dia 19/04.

Risco alto

.Bares fechados em cidades com risco alto; Restaurantes funcionando até às 16h.

.Também nas cidades de risco alto, comércio de rua das 10h às 18h. E shopping das 12h às 18h.

.Escalonamento do uso dos ônibus quando o serviço retornar:

.Indústria usa até às 7h

.Serviços das 7h às 9h

.Comércio das 9h às 11h

Risco Extremo

.Funcionamento dos serviços

.Quarta, quinta e sexta

.10h às 18h: comércio

.12h às 20h: shopping

.A partir das 9h: Serviço

.Supermercados funcionam até às 20h

.Transporte público sem operar fim de semana

. Importante: transporte público segue sem operar na semana que se inicia no dia 5.

.Transporte público encerra o funcionamento às 22h.

52 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias