Segunda, 12 de Abril de 2021
27 99808-4347
Saúde Explodem casos

Covid-19: 350 atendimentos por dia em Linhares na Unidade Sentinela

Situação é complicada.

24/03/2021 13h09 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Covid-19: 350 atendimentos por dia em Linhares na Unidade Sentinela

A Unidade Sentinela 24 horas,  que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL), no bairro Araçá, registrou no início desta semana uma média de 350 atendimentos por dia de pacientes que buscam a Unidade de forma espontânea. Após a triagem médica, os pacientes são encaminhados para a realização de testes e a média de conversão para casos positivos é de 39%. As informações são da Prefeitura Municipal.

Desde a semana passada, a secretaria municipal de Saúde de Linhares intensificou os atendimentos nas 35 unidades básicas, da sede e interior, para pacientes com sintomas da Covid-19. O paciente continuará sendo atendido pela unidade referência do seu território e, em caso de suspeita, e estando dentro dos dias de sintomas, se o médico identificar a necessidade de realização do teste Swab (cotonete) encaminhará o paciente para um dos seis Polos ou na Unidade Sentinela para detecção da doença, diz a divulgação.

Continua depois da publicidade

"A medida visa descentralizar e desafogar os atendimentos da Unidade Sentinela, que funciona em anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL). Os testes sorológicos (de sangue) sempre foram e continuarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, exceto as do interior do município. A partir de agora, o paciente poderá ser direcionado para fazer o teste Swab, se houver indicação médica, além da Unidade Sentinela, para um dos seguintes polos: Bebedouro, Planalto, Santa Cruz, CAIC, Interlagos I e Lagoa do Meio", prosseguiu.

As unidades/polos que realizarão os testes vão funcionar como uma espécie de laboratório que atenderá somente os pacientes que estiverem com o pedido médico. Em seguida, com o resultado em mãos, o paciente retornará para sua unidade de saúde de referência para que o médico avalie e siga com os protocolos.

Continua depois da publicidade

A prioridade, conforme a diretora de Saúde da Família da Prefeitura de Linhares, Gabriella Gois Campo Dall’orto Siqueira, são a busca ativa e o monitoramento dos grupos de risco: idosos, acamados, gestantes e pessoas com comorbidades crônicas. Aqueles com sintomas respiratórios são aconselhados a manter isolamento domiciliar ou, em casos mais moderados, a procurar uma das 35 unidades de saúde do município.

Nas unidades de saúde, ela disse que acontece o acolhimento dos pacientes sintomáticos respiratórios na área externa da unidade, quando possível, e logo são encaminhados à sala de atendimento/ isolamento respiratório. A equipe seguirá o protocolo de atendimento e, se necessário, solicitará a testagem adequada, de acordo com a janela sorológica.

Os casos positivos são monitorados diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, o que possibilita intervenção precoce, se for necessário. A secretaria municipal de Saúde ressalta que pessoas com sinais e sintomas mais graves, como falta de ar, são encaminhadas para atendimento na Unidade Sentinela do HGL.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Prefeitura, Linhares investiu R$ 6 milhões na aquisição de 44 mil testes desde o início da pandemia, em 2020, e, durante o período da pandemia, o município recebeu do Governo do Estado do Espírito Santo 7.175 testes. (Foto e fonte: PML).

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias