Terça, 15 de Junho de 2021
27 99808-4347
Meio Ambiente Deu ruim

MP desarticula grupos de crimes ambientais na Operação Curupira

Criminosos visam corte e desmatamento, com tráfico, fraude de documentos, furto e receptação de madeira nativa, além de inserção de dados falsos no DOF.

05/03/2021 06h28
Por: Redação
MP desarticula grupos de crimes ambientais na Operação Curupira

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Colatina, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou nesta quinta-feira (04) a chamada operação “CURUPIRA”, conduzida com o apoio do 8º BPM, da Polícia Ambiental e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

O objetivo é desarticular a atuação de grupos criminosos, que agiam de forma organizada e contínua em Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Vila Valério e região, praticando crimes ambientais de corte e desmatamento, com tráfico de madeira nativa, fraude de documentos, furto e receptação de madeira nativa, além de inserção de dados falsos no sistema de Documento de Origem Florestal (DOF), dentre outros delitos.

Continua depois da publicidade

Estão em cumprimento 35 mandados de busca e apreensão na residência dos investigados, serrarias, madeireiras e algumas empresas do ramo de móveis e construção civil, que adquiriam madeira nativa, sabendo ser produto de crime ambiental. Foram apreendidas seis armas de fogo até agora e, no pátio de uma das madeireiras, foram encontrados aproximadamente 193 metros cúbicos de madeira nativa ilegal, sem o DOF, que deve acompanhar a madeira da origem até a destinação final. A empresa foi multada pelo Idaf e a conduta poderá configurar o crime de receptação qualificada.

Participam da operação dois promotores de Justiça, 12 agentes do Idaf, 30 policiais militares da Polícia Ambiental, 28 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, além da participação do 8º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Serviço Reservado. Fonte e fotos: MP-ES.

Continua depois da publicidade

Nota: Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um moleque de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias