Sábado, 17 de Abril de 2021
27 99808-4347
Saúde Covid-19 Linhares

A conta chegou: Linhares registra quase 300 atendimentos diários na Unidade Sentinela

... e as aglomerações continuam.

26/02/2021 11h03 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
A conta chegou: Linhares registra quase 300 atendimentos diários na Unidade Sentinela

A conta sobre as aglomerações no feriadão do carnaval chegou: Chegam a 170 os atendimentos diários de casos  suspeitos, leves e moderados de Covid-19 na Unidade Sentinela 24 horas,  que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares ( HGL).  "Medida tomada pela Prefeitura de Linhares desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, têm garantido o atendimento a casos suspeitos, leves e moderados de Covid-19 e outras síndromes gripais, evitando o agravamento da doença e a internação hospitalar", inicia a Prefeitura em release divulgado para a imprensa na manhã desta sexta-feira (26).

No início desta semana, prossegue a publicação, a Unidade voltou a registrar aumento na demanda de pacientes que buscam o local para consultas, e quando encaminhado por um profissional médico, a realização de testes para a Covid-19. Depois de aproximadamente 04 semanas registrando estabilidade, a secretaria municipal de Saúde identificou um novo aumento na busca espontânea ao local, numa média de 270 atendimentos por dia.

Continua depois da publicidade

Os números: Em três dias, de segunda-feira até esta quarta-feira (24), foram realizados 808 consultas. Deste total, foram feitos, via encaminhamento médico, 407 testes e 142 pacientes foram diagnosticados com a Covid-19, numa média de 34,88% de casos positivados.

Para o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles,  cita a divulgação, as estratégias criadas pela Prefeitura de Linhares, voltadas ao enfrentamento da Covid-19, como a Unidade Sentinela, amenizam as internações hospitalares por meio da atenção a casos leves e moderados, ainda no estágio inicial da doença. Porém, ele alertou que “todos devem continuar mantendo as recomendações de distanciamento social, a higiene constante das mãos com água e sabão, e álcool em gel e o uso da máscara”.

Continua depois da publicidade

Saulo reforçou ainda que, devido ao período chuvoso, é fundamental que a população evite frequentar ambientes fechados, com pouca circulação de ar e favoráveis à aglomeração. “Essas condições são propícias para transmissão de vírus respiratórios, como é o caso da Covid-19”, reiterou.

Acesso ao atendimento - Para ser atendido na Unidade Sentinela, o paciente precisa levar apenas um documento de identificação oficial. Lá, ele é encaminhado à triagem, onde é verificada a oxigenação do sangue e a pressão arterial.

Caso haja necessidade, o paciente é encaminhado ao médico de plantão, que solicita os exames complementares e já fornece a receita com os medicamentos indicados para o tratamento dos sintomas. Após a realização do teste, em caso de indicação médica, a equipe responsável liga para o paciente para que busque o resultado.

Continua depois da publicidade

Quem for à Unidade Sentinela não terá contato com os pacientes que são atendidos em outras especialidades oferecidas no Hospital Geral de Linhares (HGL). Na Unidade Sentinela, a entrada é isolada. (Fonte e foto: PML).

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias