Sábado, 06 de Março de 2021
27 99808-4347
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto institui núcleo especializado de atendimento para pessoas com deficiência

Entre as propostas a serem votadas estão a reforma administrativa, as PECs Emergencial e do Pacto Federativo e o Orçamento com desvinculação de rec...

22/02/2021 22h20
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Léo Moraes sugere que hospitais que não atendam o SUS também sigam as orientações da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Léo Moraes sugere que hospitais que não atendam o SUS também sigam as orientações da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 5002/20 institui o Núcleo Especializado de Atendimento para as pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, as unidades hospitalares — inclusive hospitais particulares e filantrópicos que realizam atendimento na rede SUS — deverão adequar os protocolos e sistemas operacionais como forma de realizar atendimento humanizado e adequado para as pessoas com deficiência.

Ainda conforme a proposta, as unidades hospitalares deverão possuir intérpretes de libras para comunicar com os pacientes que possuem deficiência. Será considerado infração profissional o não atendimento às pessoas com deficiência. Ficará a cargo do profissional de saúde estabelecer a ordem de atendimento da fila prioritária em conformidade com o caráter de urgência e emergência de cada paciente.

Tratamento adequado 
“Historicamente a falta de protocolos, treinamentos, capacitação, valorização da mão de obra e a correta administração dos recursos públicos são os maiores problemas da rede SUS”, afirma o deputado Léo Moraes (Pode-RO), autor da proposta.

“Sem dúvida, investir na prevenção e recuperação dos pacientes da rede SUS é um bom investimento público, porque provavelmente é muito mais barato do que os custos sociais com as consequências geradas em virtude dos problemas gerados pela omissão do tratamento adequado”, completa.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias