Quinta, 04 de Março de 2021
27 99808-4347
Geral Estratégia

Como adaptar sua estratégia de marketing durante a pandemia de Covid-19

As dicas são pra lá de importantes.

17/02/2021 15h35 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Como adaptar sua estratégia de marketing durante a pandemia de Covid-19

Cada empresa precisa de uma estratégia de marketing adequada, seja na criação de um sites novo, publicações interessantes em redes sociais entre outras. Isso é especialmente importante em momentos como este - quando circunstâncias infelizes estão mudando nossa vida cotidiana. COVID-19 afetou as economias da maioria dos países, o que levou muitas empresas a mudar ou melhorar suas estratégias de marketing.

O que é uma campanha ou estratégia de marketing?

Uma campanha de marketing digital é uma estratégia que as empresas usam para alcançar e atrair seu público ou mercado-alvo. Uma estratégia de marketing bem planejada pode ajudar os clientes a tomar uma decisão de compra e escolher sua marca.

As estratégias de marketing devem ser definidas antes mesmo de você lançar o negócio. Você deve determinar qual será sua abordagem antes mesmo de os clientes ouvirem sobre sua empresa. No entanto, você também deve ter planos de marketing de backup, se o primeiro não funcionar.

Modificar sua estratégia de marketing atual durante esta pandemia é importante, pois você deve se certificar de que está se adaptando às necessidades e desejos de seus clientes.

Como adaptar sua estratégia de marketing durante a pandemia COVID-19

Agora que discutimos o que é uma estratégia de marketing; é hora de discutir como você pode melhorar e modificar sua estratégia de marketing para ter certeza de que ainda será capaz de satisfazer as necessidades de seus clientes.

Dê aos seus clientes o que eles precisam atualmente

Seja muito mais atencioso do que o normal e coloque-se no lugar dos clientes. Pense no que eles precisam durante esses tempos difíceis e tente fornecer. Não precisa ser grande - até mesmo o menor gesto pode fazer com que eles se sintam importantes e cuidadosos.

Por exemplo, você pode dar aos seus clientes acesso temporário a alguns de seus recursos VIP. Você pode disponibilizá-lo para todos por cerca de uma semana ou mais. Dessa forma, eles não só poderão experimentar seus produtos ou serviços - mas também verão que você, como marca, realmente se preocupa com eles e que entende o que eles estão passando como consumidores. Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia , e ajudá-las com o menor dos gestos provavelmente as fará se sentir gratas.

Por enquanto, tente se concentrar nisso, em vez de promover descaradamente o seu negócio. Você pode voltar à sua rotina normal quando a pandemia acabar e a economia estiver muito mais estável.

‌Manter suas postagens interessantes‌

A maioria das pessoas fica presa dentro de casa devido à quarentena, e o que as pessoas tendem a fazer quando estão em casa? Eles assistem TV, sintonizam-se com as notícias, assistem a seus programas favoritos na Netflix e, é claro, ficam online.

Uma grande porcentagem de pessoas está usando suas contas de mídia social para se manterem conectadas com seus entes queridos. Eles também o estão usando para acompanhar as últimas notícias do Coronavírus . Você, como empresário, pode fazer bom uso disso promovendo sutilmente sua marca nas redes sociais.

Você não tem que vender seus produtos e serviços de forma ostensiva - simplesmente tentar se envolver com seus consumidores é suficiente para chamar sua atenção . Publique histórias relevantes que agreguem valor à vida cotidiana de seus clientes durante esta pandemia. Certifique-se de manter suas postagens interessantes ou seus clientes irão apenas percorrê-las.

Você pode tentar se envolver com seus clientes respondendo aos comentários deles e oferecendo ajuda. Você também pode enviar mensagens para eles, se necessário, apenas para que saibam que você está ouvindo.

Leia também: O que postar no Instagram?

Seja mais compassivo e empático

Durante uma pandemia como a que estamos enfrentando, a última coisa com que você gostaria de falar é um robô. Certifique-se de que suas postagens e anúncios mostrem compaixão e empatia para com seu público. A maioria deles provavelmente está lidando com algum tipo de problema - emocional ou financeiro, e a última coisa que eles gostariam de ver é um anúncio de venda difícil de empresas.

Palavras e fotos podem não parecer que seriam de grande ajuda, mas em momentos como este, até o menor gesto pode parecer grandioso. Certifique-se de que todas as suas postagens reflitam a verdade, empatia e compaixão . Dessa forma, você pode fazer com que seus clientes saibam que você realmente se preocupa com o bem-estar deles e que não está aqui apenas pelo dinheiro deles.

Ajude sua comunidade

Este seria o melhor momento para tentar ajudar sua comunidade. Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas perderam seus empregos durante esta pandemia, e retribuir aos consumidores de qualquer maneira que você puder significará muito para eles.

Você pode considerar ser voluntário ou doar para sua comunidade local, que são ótimas maneiras de mostrar a seus clientes que você realmente se preocupa com eles. Você também pode patrocinar eventos que ajudarão a arrecadar fundos para sua comunidade.

Dessa forma, você não apenas poderá ajudar sua comunidade, mas também mostrará a eles que está disposto a ajudar em momentos de necessidade. Incentive sua equipe a ajudar também, para que também possam estabelecer uma conexão com a comunidade.

Esteja pronto para mudanças em relação às suas operações

Provavelmente, suas operações mudarão devido à pandemia. Sua mão de obra será reduzida, levando a pedidos atrasados ​​ou serviços cancelados. As fábricas também estão fechando, o que significa que a cadeia de suprimento e demanda não será tão tranquila como costumava ser.

Para evitar que sua empresa seja afetada e seus clientes fiquem decepcionados, certifique-se de aplicar as seguintes dicas:

1.   Seja honesto com seus clientes. Você nunca deve fazer uma promessa que não possa cumprir, pois isso pode facilmente fazer seus clientes perderem a confiança em sua marca. Seja transparente e defina expectativas realistas. Seja honesto sobre os níveis de serviço, disponibilidade do produto, datas de lançamento e assim por diante.

2.   Crie respostas automáticas. A maioria das plataformas de mídia social permite respostas automatizadas . Isso também pode ser feito por e-mail, portanto, certifique-se de criar um para cada plataforma. Isso definirá adequadamente as expectativas de seus clientes, para que eles não fiquem no escuro sobre o que está acontecendo com sua empresa.

3.   Esteja disponível online. Quase tudo é feito online hoje em dia - as comunicações com clientes e negócios são feitas principalmente por meio de aplicativos de CRM , as aulas online são feitas por meio do Zoom ou do Google Classroom e as pessoas presas em casa contam com as entregas. Disponibilize seu negócio renovando seus serviços online. Ofereça transações digitais e certifique-se de ter o suporte adequado para isso.

Ouça seus clientes

É vital ouvir seus consumidores agora mais do que nunca. Você tem que saber o que eles sentem e por que estão fazendo o que estão fazendo. Faça sua pesquisa ou nomeie um grupo de pessoas para ficar por dentro das novidades sobre o Coronavírus. Marque reuniões regularmente para que você e sua equipe possam decidir como podem ajudar seus consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Você também deve se certificar de que seu pessoal de marketing está fazendo o melhor para monitorar os e-mails de atendimento ao cliente. Certifique-se de que sua linha direta esteja sempre aberta e que os serviços de atendimento ao cliente estejam sempre prontos para responder a mensagens nas redes sociais.

Treine sua equipe com antecedência para que saibam o que dizer aos clientes. Ouvir vai ajudá-los a entender o que os clientes estão passando, o que os ajudará a ter mais empatia. Novamente, você gostaria de ter certeza de que é honesto e transparente com seus clientes, para que eles não fiquem desapontados com sua marca.

Deixe seus clientes saberem como seus produtos e serviços podem ajudá-los durante a pandemia

As necessidades de seus consumidores mudaram, e também seus produtos e serviços. Faça questão de relacionar seus produtos e serviços com o que seus clientes precisam no momento. Direcione seus anúncios para como eles podem ajudá-los a superar essa pandemia. Faça as pessoas perceberem que sua marca ainda é essencial para as necessidades do dia a dia, ou então elas podem esquecê-la.

Isso pode significar que você pode ter que mudar seu foco de um produto para outro, e isso está totalmente certo. Você precisa ter certeza de que seus produtos e serviços ainda serão de grande utilidade para seus clientes durante esses tempos difíceis.

Pergunte o que eles precisam da sua empresa

Seus consumidores são o coração e a alma de sua empresa, por isso faria todo o sentido incorporá-los à conversa. Convide-os a fazer sugestões sobre como você pode atendê-los melhor durante a pandemia. Você pode enviar pesquisas digitais ou fazer pesquisas nas redes sociais para ter certeza de que as sugestões de seus consumidores serão ouvidas.

Dessa forma, você não apenas saberá o que seus consumidores precisam durante esta pandemia, mas também mostrará que realmente os está ouvindo e que está disposto a mudar as coisas para atendê-los melhor. Isso ajudará a construir confiança e a fortalecer a fidelidade do cliente.

Conclusão

Retrabalhar sua estratégia de marketing durante uma pandemia é vital para manter seu negócio vivo. Evite enviar os mesmos e-mails e mensagens, pois isso pode fazer você parecer um robô. Reconheça a situação atual e esteja aberto a mudanças. As economias e as situações sociais estão mudando constantemente, e é hora de reformular seu plano e estratégia de marketing.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias