Terça, 11 de Maio de 2021
27 99808-4347
Geral Começou hoje

Já está valendo: Confira detalhes sobre o reajuste nas passagens de ônibus em Linhares

Reajuste é aprovado pelo Conselho Tarifário Municipal, e ficou abaixo da inflação.

17/01/2021 16h42 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Já está valendo: Confira detalhes sobre o reajuste nas passagens de ônibus em Linhares

A semana começou com novo valor nas passagens de ônibus urbanos em Linhares, cujos serviços são prestados pela Viação Joana Darc. O reajuste de 3,24% com o valor da tarifa de R$ 3,50 a partir deste domingo (17), foi aprovado pelo Conselho Tarifário Municipal, e ficou abaixo da inflação, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulou alta de 5,45% no ano passado.

Já o reajuste aplicado ao salário mínimo pelo governo foi de 5,26%. “A Joana Darc esclarece ainda que mantém cerca de 40% da frota titular com ar refrigerado com a mesma tarifa dos carros sem ar”, disse a empresa.

Continua depois da publicidade

Planilha de custos - O valor das passagens de ônibus urbanos, estabelecido em contrato, é definido com base em uma planilha de custos, onde estão os principais insumos da atividade para o funcionamento das empresas, tais como: combustível, pneus, chassis, carrocerias e salários dos colaboradores.

Confira a íntegra da nota divulgada pela empresa: “A Viação Joana Darc esclarece que o Contrato de Concessão que rege a prestação do serviço de Transporte Rodoviário Municipal Coletivo de Passageiros por Ônibus no Município de Linhares estabelece em seu artigo 8.1 que “as tarifas dos serviços concedidos serão reajustadas a cada 12 (doze) meses".

Continua depois da publicidade

Sendo assim, foi aprovado pelo Conselho Tarifário Municipal o reajuste de 3,24% com o valor da tarifa de R$ 3,50 a partir do dia 17/01. Dessa forma, considerando as regras contratuais vigentes e as variações dos preços dos insumos aplicados na produção, torna-se necessário promover o reajuste tarifário como forma de assegurar a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão.

É importante que fique claro que o valor das passagens de ônibus urbanos, estabelecido em contrato, é definido com base em uma planilha de custos, onde estão os principais insumos da atividade para o funcionamento das empresas, tais como: combustível, pneus, chassis, carrocerias e salários dos colaboradores.

O reajuste de apenas 10 centavos ficou abaixo da inflação, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulou alta de 5,45% no ano passado. Já o reajuste aplicado ao salário mínimo pelo governo foi de 5,26%. A Joana Darc esclarece ainda que mantém cerca de 40% da frota titular com ar refrigerado com a mesma tarifa dos carros sem ar.”

Continua depois da publicidade

 

16 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias