
O Município de Linhares implantou um Centro de Acolhimento de Quarentena Covid-19 destinado ao atendimento de pessoas idosas e portadoras de deficiência acolhidas em abrigos institucionais (Lar do Idoso, Lar da Fraternidade, Residência Inclusiva Masculina e Feminina) ou em aglomerados, que estejam com sintomas leves do novo coronavírus.
O espaço vai possibilitar que os contaminados fiquem em isolamento social, de forma a evitar que o vírus se espalhe entre os assistidos dos respectivos abrigos e comunidades em que vivem.
O local tem capacidade para acolher até 40 pessoas encaminhadas pelas Unidades de Longa Permanência, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospital. Lá as pessoas terão seis refeições por dia além de assistência em saúde.
No Centro, os residentes terão o apoio de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento por profissionais de saúde.
Esta ação vai permitir que pessoas com sintomas leves da Covid-19 que não precisam de internação hospitalar, possam proteger as suas famílias, tendo um espaço de acolhimento para que elas permaneçam com toda assistência de saúde, psicológica e alimentar.
Ao mesmo tempo, elas estarão evitando levar a Covid-19 para dentro de suas casas e para a comunidade.
O Centro de Acolhimento de Quarentena Covid-19 vai contribuir para diminuir a velocidade de contágio em ambientes com alta densidade populacional. É o caso das comunidades, onde muitas vezes moram cinco, seis, dez pessoas em habitações precárias. Esse Centro deve funcionar até 31 de dezembro deste ano.
O Centro foi montado na Av. Hans Schmoger, nº 333, Quadra 434, no bairro Conceição.
Mín. 19° Máx. 28°