Sábado, 19 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Saúde Muita emoção

Crianças de abrigos emocionam servidores do HGL com projeto incrível

Arvore diferente, com mensagens de carinho, agradecimento e incentivo, recebidas com emoção pelos profissionais de saúde.

07/08/2020 16h41 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Crianças de abrigos emocionam servidores do HGL com projeto incrível

Para enfrentar esse momento de isolamento e mostrar às crianças e adolescentes assistidos pelos abrigos do Município a importância de valorizar cada profissional que está na linha de frente de combate ao Covid-19, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, promoveu uma ação incentivando aos assistidos a escreverem cartinhas aos profissionais da rede municipal de saúde. As cartas foram escritas por assistidos dos Lar das Meninas e Lar dos Meninos, além de cartas escritas por estudantes de uma escola particular do Município.

O projeto ganhou o nome de “Árvores de Esperança” e foi montado na área externa da entrada principal do Hospital Geral de Linhares (HGL). As cartas foram penduradas em seis árvores da unidade hospitalar e podem ser retiradas pelos profissionais de saúde como forma de agradecimento e estímulo ao trabalho que vêm desenvolvendo.

A abertura para a colheita das cartas aconteceu na manhã desta sexta-feira (7) e contou com a participação dos músicos do projeto cantaroLAR que também agradeceram a dedicação e o empenho dos profissionais de saúde do Município. A manhã também teve participação de um estudante e do filho  de uma paciente, que leram cartas de agradecimento aos profissionais do hospital.

O coordenador do Lar das Meninos, Wanderson Antonio Favalessa Pereira, incentivou às assistidas a participar da ação. “Considero a gratidão como fator primordial para o desenvolvimento da criança. A ideia surgiu como uma forma de despertar em nossos assistidos o espírito de reconhecimento e gratidão pelos profissionais que hoje têm dedicado a vida para salvar outras vidas. Eles são verdadeiros heróis”, sublinha Wanderson.

Para evitar qualquer tipo de exposição no ambiente hospitalar, as cartas foram escritas nos próprios abrigos, foram higienizadas e entregues à secretaria municipal de Assistência Social. A partir daí uma equipe de educadores sociais dos Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura se encarregou de produzir ‘os frutos’ para as àrvores da esperança. As cartas foram plastificadas e ganharam fitilhos coloridos.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, explicou que os assistidos demonstraram em suas produções o sentimento de carinho, gratidão, preocupação e a consciência da importância desses profissionais e da luta diária que estão enfrentando. “A ação surge da necessidade de discutir e levar às crianças um maior entendimento sobre tudo isso que está acontecendo e principalmente pela necessidade de respeitar os profissionais como um todo, em especial os da saúde, que têm encarado toda essa situação em busca de salvar a vida das pessoas”, contou.

O gesto de carinho da escola emocionou a todos do HGL.  A diretora Maria Bernadeth Braz agradeceu a atitude nobre de reconhecimento. Ela dedicou a homenagem aos  profissionais que estavam na luta e que foram infectados, alguns se encontram afastados e outros estão retornando aos poucos. “É um reconhecimento ao profissional que está deixando suas famílias e vindo ao trabalho, doando-se ao próximo. Nossa rotina mudou drasticamente e temos a questão do empenho de cada servidor. Todo reconhecimento é gratificante, tem coisas que valem mais que muitos bens. A gente só tem a agradecer e dizer que estamos juntos nessa luta”, disse Bernadeth.

"Ficamos muito emocionados com a iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, que presenteia com esta bela surpresa os nossos profissionais de saúde de Linhares. Nesses tempos de isolamento social, em meio a pandemia do Coronavírus, imagino o esforço de todos – educadores e assistidos, para que nos enviassem as cartinhas valorizando o trabalho dos profissionais. Neste momento, em que muitos de nós não estão podendo conviver com seus filhos e netos, muitos não voltando para casa, para preservá-los, esse carinho sincero das crianças alimenta o nosso coração. Em nome de todos os profissionais da saúde do município de Linhares deixo aqui a nossa gratidão!", afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Emoção

As mensagens de carinho, agradecimento e incentivo, foram recebidas com emoção pelos profissionais de saúde do HGL. A unidade hospitalar ganhou um andar exclusivo para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19.

Em meio a pressão e a luta permanente para salvar vidas, a entrega das cartas foi um momento especial para a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. A emoção tomou conta de todos ao lerem cada mensagem enviada. “Ficamos todos muito emocionados e gratos por essa iniciativa tão bonita. A ação dos estudantes é o retorno mais sincero que podemos receber! Muitos de nós estamos poupando nossos filhos não voltando para casa. Sentimos o carinho das crianças nas palavras, desenhos e vídeos e isso é muito importante neste momento”, declara a médica Maria Vitória Valadares Mota.

A técnica de enfermagem do HGL,  Francielly Silvestre, ficou emocionada ao ver a atitude dos assistidos. Ela, desde o início da pandemia, está unida à equipe de profissionais do HGL na luta contra o coronavírus. “Meus olhos ficaram encharcados de lágrimas, porque cada um de nós tem sua história, deixou alguém para trás para estar aqui. Ver a gratidão das pessoas deixa a gente emocionada, com vontade de continuar, porque muitas vezes queremos abandonar e desistir, pois tem sido uma situação para qual não estávamos preparados. Realmente, obrigada pela iniciativa”, agradeceu. Fonte e fotos: PML.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias