Quarta, 15 de Julho de 2020
27 99808-4347
Saúde Mais testes

Covid-19: PML anuncia compra de mais 5 mil testes rápidos antígenos

... E amplia diagnóstico de coronavírus

23/06/2020 18h46
Por: Redação
Covid-19: PML anuncia compra de mais 5 mil testes rápidos antígenos

A Prefeitura de Linhares anunciou na tarde desta segunda-feira (22) a compra de mais 5 mil testes rápidos antígenos do novo coronavírus, visando ampliar o diagnóstico da COVID-19 e aprimorar o monitoramento da curva de transmissão em Linhares.

Esses 5 mil testes quase triplica as aquisições de diagnóstico feitas pelo Município, que já havia comprado 3 mil testes em abril com recursos próprios do Município. Os testes são do tipo Ag-antígeno, que identifica o vírus logo no início dos sintomas, já a partir do terceiro dia de contágio.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, explica que aquisição de 5 mil testes rápidos permitirá mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus no Município, além de eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção. Guerino ressalta que Linhares é o Município que mais realiza testes no Espírito Santo. “É mais um esforço da Prefeitura de Linhares no sentido de ampliar a testagem e também a rede de coleta, que foi ampliada às unidades de saúde, para exames de coronavírus", afirmou o prefeito.

“Linhares tem trabalhado com a estratégia de ampla testagem, uma das maiores do Espírito Santo e do País. Isso nos permitirá fazer barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. “Os testes rápidos são fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença”.

“As pesquisas sorológicas ajudam na investigação de um surto em andamento e na extensão da epidemia em uma determinada região do Município”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Jacklene Ramos. “Essa ferramenta para auxílio no diagnóstico ajuda a manter a indicação do isolamento de pessoas com síndromes gripais, autoriza retorno de profissionais às atividades laborais e traça um perfil da fração da população para subsidiar políticas públicas”, destacou.

Mais de 1,6 testes realizados

Dos 3 mil primeiros testes adquiridos pela Prefeitura, 1.640 já foram realizados em pacientes do Município, com 528 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Fonte e foto: PML.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias