Alerta

Quase 3 mil casos de dengue em Linhares no período de 4 meses

Número de óbito é o mesmo da Covid-19.

20/05/2020 20h06
Por: Redação

Linhares soma 2.766 casos confirmados de dengue de janeiro até maio, quando foram notificados , 3.164 casos da doença. Com isso, o município permanece em situação de alerta devido o aumento dos números notificados. Os dados fazem parte das divulgações contidas no Boletim de Arboviroses da secretaria municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (20). Além dos  2.766 casos que foram confirmados, outros  39 estão sob investigação.

Dos 2.766 casos confirmados, 11 estiveram relacionados à dengue com sinais de alarme, ou seja, que causam algumas complicações, contudo os pacientes já estão fora de perigo. “Mesmo em meio a pandemia, a prefeitura tem mantido todas as ações relativas ao combate à dengue, bem como melhorado e ampliado a sua rede assistencial, para estar preparada para atender os casos de dengue que têm surgido no decorrer das semanas”, contou Sérgio Lubiana, assessor técnico da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Linhares.

O bairro campeão em casos confirmados da doença continua sendo o Interlagos com 727, seguido do Santa Cruz com 367 casos e Aviso com 287. Na sequência está o bairro Novo Horizonte com 172 casos da doença e logo depois, o Araçá com 148.

Sérgio apontou ainda que a Prefeitura adotou uma rotina de promover mutirões, todos os sábados, em determinadas regiões, com toda a sua força de trabalho e com a participação das comunidades, para conter o avanço da dengue. Durante os mutirões, os agentes de Endemias atuarão na averiguação dos quintais e aplicação de larvicidas e armadilhas.

Morte - O assessor técnico da Vigilância Ambiental informou que Linhares registrou um óbito por dengue neste ano de 2020. O mosquito transmissor da dengue, e também da zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré,  é o Aedes Aegypti.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

Dicas para combatermos o mosquito

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

7comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários