Sexta, 18 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Saúde Tem que ter regras

MP de olho nos procedimentos da 3ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Motivo é a pandemia. A terceira etapa tem início nesta segunda-feira (11), e a vacina não é contra coronavírus.

10/05/2020 13h39
Por: Redação
MP de olho nos procedimentos da 3ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe

Visando evitar aglomerações, garantir o uso de máscaras e resguardar a saúde do cidadão e dos profissionais da área em meio à pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), a Prefeitura de Vitória e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) para que os prefeitos e secretários da pasta adotem imediatamente todas as providências necessárias para que a terceira etapa da vacinação contra a gripe ocorra em locais amplos e ventilados, mantendo a distância entre as pessoas recomendada pelo Ministério da Saúde de 2 metros, ou, não sendo possível, de no mínimo 1,5 m, e com entrada monitorada. Todas as pessoas incluídas nesta última fase da vacinação devem ser orientadas quando ao uso de máscaras, inclusive, no momento da vacinação.

Além disso, o MPES requer que sejam disponibilizados aos servidores da área da saúde escalados para o trabalho, em especial, quem irá aplicar a vacina, todos os equipamentos e materiais necessários, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril, óculos de proteção, objetivando prevenir e combater o Covid-19.

Orienta ainda que sejam divulgadas em todos os locais de vacinação as determinações (proibições, suspensões, regulamentações, entre outros) expedidas pelo governador do Estado e pelo município, bem como acerca da necessidade do uso de máscara fora do ambiente residencial e do distanciamento social.

As notificações recomendatórias, expedidas no dia 6 de maio, seguem orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES.

A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início na segunda-feira (11/05). Nessa etapa, de 11 a 17 de maio, os públicos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. Já de 18 de maio a 5 de junho, os públicos prioritários serão adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.(Fonte: MP-ES).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias