Segunda, 17 de Maio de 2021
27 99808-4347
Colunistas Locação de carro

Saiba quais requisitos básicos para alugar um carro

Não é um bicho de 7 cabeças alugar um carro no Brasil

07/05/2020 07h27
Por: Redação Fonte: Crédito: Pixabay
Saiba quais requisitos básicos para alugar um carro

Alugar um carro é um ato que costuma levantar uma série de dúvidas, sendo que as pessoas nunca tem muita certeza de quais procedimentos são realmente necessários para alugar um (quem ainda não teve tal experiência, óbvio). Porém, na vida moderna que levamos, onde nem sempre temos certeza do que vai ser necessário fazer amanhã, ter uma informação como essa é sempre útil.

Às vezes você pode precisar fazer uma viagem de negócio de última hora, ou visitar algum parente doente em outra cidade, aí será necessário pegar as chaves de um carro de aluguel e fazer a viagem. Para estar preparado caso algo do tipo aconteça, nós preparamos esse artigo para você.

Continua depois da publicidade

O que pode se pensar num primeiro momento, é que alugar um automóvel pode ser um processo extremamente penoso e burocrático, afinal estamos em um país que sempre tem muitas exigências legais para tudo. Mas não existem tantos empecilhos assim para alugar um carro, apenas coisas que permitem a empresa saber quem é você e se está apto para dirigir e cuidar do veículo. Afinal, não se pode esquecer que um carro é um bem de alto valor, então é plausível algum cuidado para resguardar tal patrimônio.

Acompanhe agora em tópicos o que é necessário para alugar um carro. Esperamos que goste do post e que ele te ajude a entender todo o processo.

Continua depois da publicidade

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Como já é de se esperar, é obrigatório você estar licenciado para dirigir nas ruas brasileiras, sendo que é à partir dos 18 anos que é permitido tirar a CNH, a carteira de motorista brasileira. É preciso que a sua carteira esteja dentro do prazo, caso queira dirigir alguns dos carros usados de uma locadora. Se porventura ela já estiver vencida, o pedido de aluguel é negado, mesmo que ela ainda esteja nos 30 dias permitidos pelos órgãos oficiais.

Idade

Continua depois da publicidade

Convencionalmente, as empresas de aluguel de carro colocam a idade mínima de vinte e um anos para as pessoas alugarem um veículo. Essa é a idade que em alguns países o jovem alcança a maioridade plena, e também é uma idade que se presume que o jovem já passou por experiências suficientes para adquirir um certo grau de maturidade. Querendo ou não, a maioria de casos de morte no trânsito é de pessoas mais novas, quanto mais as pessoas envelhecem menos elas morrem em estradas. Esse é um dado importante, é pensando nisso que as empresas costumam colocar essa idade.

Porém, existem algumas locadoras de carros que pedem apenas que o cliente tenha carteira e motorista e mais nada. Ou seja, sendo que no Brasil a partir dos dezoito anos já é possível tirar tal licença, é presumível afirmar que pessoas menores de vinte e um anos também podem alugar carros dessas empresas. No entanto, essas são exceções, com as imprecações morais e sociais ficando totalmente a seu cargo.

Continua depois da publicidade

Cartão de Crédito

É preciso apresentar um cartão de crédito que esteja no seu nome, mas é necessário que ele esteja vinculado a sua conta corrente pessoal, não podendo ser apresentado cartões de lojas ou coisas do tipo. Certas empresas aceitam que a pessoa que fez a reserva não seja o (a) motorista, e também o responsável pelo pagamento pode nem sequer ser habilitado. Mas, são exceções, entretanto.

E é preciso que tal cartão venha com limite suficiente para caução. Isso é necessário para garantir o ressarcimento do valor da franquia do automóvel caso ocorra algum acidente. Uma quantia é bloqueada na conta corrente do locatário e estornada assim que esse faça a devolução do carro na locadora.

O valor vai variar do tipo de empresa que você contratou, do modelo de carro em questão, do tempo em que ficará com o carro alugado, sendo que o prazo para estornar o valor do caução também varia de uma locadora de veículos para outra.

Documentos

Para quem nasceu no Brasil ou tem a cidadania é obrigatório apresentar o RG e o CPF apenas. Para os estrangeiros são necessários algumas coisas extras, como: o passaporte e a carteira de motorista do país. Tem uma coisa que pode facilitar e muito a vida do estrangeiro, que é portar a Permissão Internacional para dirigir (PID). No entanto, é sempre possível dar um jeito caso não se tenha a permissão, só que pode ser que algumas locadoras, se não a maioria, não queiram emprestar um carro para o estrangeiro que não a tiver.

Restrição Financeira

A pessoa que fará a locação no seu nome não pode ter nenhuma restrição ao seu número de CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, isto é, a pessoa não pode estar impedida de abrir crédito por conta de inadimplência. Em algumas locadoras essa exigência se aplica também ao condutor adicional, caso tenha um, o que pode aumentar a chance de a locação dar errado. Mas se você está com o seu nome limpo na praça, com todas as suas contas pagas direito e em dia, não há o que temer nesse sentido.

O que fazer em caso de acidente

Óbvio que não é nenhum tipo de mau agouro nem nada disso, mas acidentes de trânsito podem acontecer, não podem? Nesse caso, tomar as providências certas nesse momento difícil, pode evitar uma série de dores de cabeça. Na ocasião de um fato como esse, é importante que você ligue para a assistência vinte e quatro horas da locadora o mais rápido possível, por isso sempre tenha esse número salvo no seu celular, por precaução.

Assim, é preciso também que você registre um boletim de ocorrência, entregando uma cópia para a empresa responsável pela locação do carro. Algumas empresas podem cobrar alguns valores referentes a franquia de seguro, isso vai depender muito de uma instituição para outra. Por isso, assim que for assinar o contrato sempre leia antes de colocar a sua assinatura.

Agora que você já conhece os requisitos básicos para alugar um carro no Brasil, fica aqui o convite para que volte ao nosso site e leia mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender! (Por Alice Coimbra).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias