Quinta, 28 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Saúde Mais um bairro

Covid-19: Mais um bairro entra na lista dos casos confirmados em Linhares

Óbitos no ES passam de 100.

02/05/2020 07h39
Por: Redação
Covid-19: Mais um bairro entra na lista dos casos confirmados em Linhares

O São José, bairro que faz divisa com Boa Vista,  e que é praticamente “colado” ao Linhares V e Nova Esperança, entrou para a lista das comunidades com  casos confirmados do novo coronavírus em Linhares. As linhas de ônibus que atendem além dos citados acima, também o bairro Planalto e Movelar, geralmente “cortam” o São José, onde diversos passageiros embarcam e desembarcam em cerca de 10 pontos.

Até o final da tarde de ontem, dos 2913 casos de Covid-19 no Espírito Santo, Linhares somava 42. Desses 42, são 14 curados clinicamente, 26 em isolamento domiciliar, 1 internado e 1 óbito. E temos ainda 628 casos notificados; 298 descartados; e 288 casos em investigação.

Bairros: O bairro Interlagos tem 12 casos, o Araçá 8; Aviso 4; Jardim Laguna também 4; Três Barras 3; Japira (interior do município) também 3; BNH 2; Planalto 2; Santa Cruz 1; São José 1; Juparanã 1; e Centro 1.
Linhares foi ultrapassado por Guarapari, e agora ocupa a sétima posição no Painel Covid-19, mas Guaraparí tem apenas um caso a mais. Depois vem Viana, Cariacica Vitória, Serra e Vila Velha. A expectativa, contudo, fica por conta das medidas a serem tomadas neste fim de semana para definir sobre a reabertura do comércio no Estado.

Até aqui, o isolamento social e o distanciamento de segurança entre as pessoas, somados aos hábitos de lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara devidamente, são as principais “armas” contra o novo coronavirus.

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre). Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e hoje espalhados por todo o mundo.

O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1,5m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Transmissão - A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Período de incubação - O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias