Terça, 19 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Saúde Urgente

Alerta em Linhares: Criança na lista de casos graves suspeitos de coronavírus

Informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

09/04/2020 17h01 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Alerta em Linhares: Criança na lista de casos graves suspeitos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares está monitorando três casos graves, suspeitos de coronavírus. São dois idosos e uma criança de (6) seis anos que estão internadas em Unidades de Tratamento Intensivo de hospitais do Espírito Santo. Os três pacientes foram atendidos no HGL e transferidos para as unidades hospitalares referências do Governo do Estado com o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares.

Os casos foram relatados pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus liderada pelo prefeito Guerino Zanon, em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (9).

De acordo com o secretário Saulo Meireles, os familiares são orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

A investigação dos casos é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, com todo apoio técnico da pasta do Governo do Estado do Espírito Santo. As amostras biológicas dos pacientes foram colhidas pelo hospital onde foram atendidas e já foram para análise no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), laboratório de referência estadual localizado em Vitória. Os resultados, assim como eventuais novos casos suspeitos ou confirmados, serão divulgados em boletins atualizados periodicamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e replicado pela pasta municipal.

“Os profissionais de saúde que atuam em Linhares estão orientados sobre a importância de nos informar rapidamente sobre qualquer caso suspeito. Nossa rede de saúde conta com serviços de referência na área de infectologia e está preparada para atender pacientes que se enquadrem nos critérios clínicos e epidemiológicos. Seguiremos vigilantes, orientando serviços, organizações públicas e privadas, veículos de comunicação e a sociedade civil, prezando pela agilidade e transparência. Nossa orientação é clara: fique em casa”, reforça o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Hoje, Linhares conta com quatro unidades 24 horas para atender pacientes com sintomas ou suspeitas do novo coronavírus: a UPA 24 horas, no bairro Shell, que é a Unidade Sentinela da doença; além das Unidades Básicas de Saúde do Caic, no Interlagos; do Planalto, no bairro Planalto; e Bebedouro, distrito do interior de Linhares.

Até o momento, há oito casos confirmados de coronavírus em Linhares – destes cinco curados clinicamente, dois em isolamento domiciliar e o primeiro óbito registrado na madrugada de hoje, além de 209 casos notificados, 102 descartados e 99 suspeitos.

 “A orientação da secretaria municipal de Saúde é uma só: ficar em casa, cumprir com rigor o isolamento social, além de seguir os mesmos cuidados previstos na “etiqueta respiratória” adotada com relação à gripe (vírus Influenza): cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado”, pontua Saulo.

O secretário de Saúde de Linhares destaca ainda que é fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados ao final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

Dicas de prevenção:

_ Cumprir rigorosamente a orientação de ficar em casa;

_ Orientar, principalmente idosos e crianças, de seguir com o isolamento social;

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente. Fonte: Site da PML.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias