Quinta, 28 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Geral Aberto ou fechado?

Comércio: O que pode funcionar a partir de hoje

... A determinação é do Governo do Estado do Espírito Santo.

06/04/2020 06h47 Atualizada há 10 meses
Por: Redação
Comércio: O que pode funcionar a partir de hoje

E chegou mais uma segunda-feira (6) em tempos de orientação para as pessoas ficarem em casa. Comércio fechado ou aberto essa semana? O governo do Estado do Espírito Santo divulgou quais estabelecimentos poderão abrir e quais ainda continuarão fechados enquanto durar a quarentena, por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Na tarde de domingo (5), diversos leitores enviaram fotos de um bar, que fica em uma conhecida esquina, no chamado coração comercial do Centro de Linhares. Todos perguntaram “pode?” (Confira no último parágrafo a nota enviada pelo responsável pelo local).

De acordo com o governo do Espírito Santo, atividades industriais e de serviços essenciais não estão proibidas de funcionar, enquanto salões de beleza e clínicas de estética, além de barbearias, que chegaram a ser proibidas de funcionar por alguns municípios, podem abrir as portas, desde que respeitem normas de higiene. Abaixo, uma lista sobre o que tem ou não permissão para funcionar no Estado:

Supermercados - Linhares já adotou normas em relação aos horários de funcionamento e restrições de número de pessoas. A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) emitiu uma nota orientando que os estabelecimentos fiquem atentos às determinações dos governos municipais, estadual e federal e implantem em suas lojas alternativas e soluções para combater o avanço do Coronavírus.

Lojas - Foi prorrogado o decreto de fechamento do comércio no estado até o dia 12 de abril. Estabelecimentos que prestam serviços essenciais continuam autorizados a funcionar normalmente, mas, podem reabrir as portas lojas de materiais de construção, de serviços automotivos (Materiais de construção e serviços automotivos - o funcionamento será de 10h às 16h) e lojas que vendem chocolates (exceto as que funcionam dentro de shoppings).

Shopping centers - Continuam fechados, e o decreto agora é válido até o dia 12 de abril.

Restaurantes - que funcionam às margens das rodovias estaduais e federais podem funcionar a qualquer hora. Já nas áreas urbanas, os restaurantes devem continuar obedecendo o decreto estadual que limita o seu funcionamento até as 16 horas.

Agências bancárias – atendem apenas casos restritos. Em casos gerais, os clientes serão transferidos para atendimento em caixas eletrônicos ou para que realizem as transações on-line.

Escolas – A suspensão das aulas ou de qualquer atividade pedagógica presencial das escolas, seja ela pública ou particular, continua até o dia 30 de abril. O governador, no entanto, frisou que, na terça-feira (07) será lançado um programa de atividades pedagógicas a distância, que começará a ser utilizado no dia seguinte.

O que funciona -Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

Não funciona - Centros comerciais e shoppings; concessionárias prestadoras de serviço público; estabelecimentos comerciais; escolas; universidades e faculdades; cinemas, teatros e museus; boates e casas de show; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte e parques públicos.

Atualização: Uma pessoa entrou em contato com a nossa Redação, em nome do estabelecimento alvo de fotos enviadas sobre o expediente de domingo (5). Confira: "Nós gostaríamos de uma retratação porque nós fomos autorizados a abrir o estabelecimento até as 16h no domingo (5), assim como todos os outros restaurantes, e na publicação não ficou claro essa autorização que obtivemos. Caso contrário, não estaríamos abertos. Assim como às 16h em ponto, fechamos e trabalhamos apenas com o delivery. Gostaríamos que essa informação fosse esclarecida, uma vez que, a foto utilizado foi do nosso estabelecimento".

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias