Sexta, 25 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Saúde Contra gripe

Mais de 6 mil idosos no primeiro dia de vacinação contra a gripe em Linhares

Vacinação prossegue hoje (24), em 20 escolas da rede pública municipal. Vacina NÃO vale contra o coronavírus.

24/03/2020 08h12
Por: Redação
Mais de 6 mil idosos no primeiro dia de vacinação contra a gripe em Linhares

Mais de 6 mil idosos de Linhares compareceram nos locais de vacinação nesta segunda-feira (23), primeiro dia de imunização contra a gripe. As informações são da secretaria municipal de Saúde, e com a ampla adesão à campanha, o estoque da cota diária enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) terminou no início da tarde. A secretaria orienta que as pessoas tenham calma para receber a imunização, já que existe uma cota diária de vacinas e a campanha aconteceu ao longo do dia, das 8h às 17 horas.

De acordo com a Prefeitura de Linhares, Uma nova remessa de doses chegou ao Município na tarde do mesmo dia, e a vacinação seguirá normalmente nesta terça-feira, (24) em 20 escolas da rede pública municipal. A escolha das unidades de ensino foi para evitar a aglomeração e propagação do vírus do coronavírus.

Para os idosos que residem no interior a vacinação vai acontecer nas unidades de saúde, onde o fluxo de atendimentos é menor. A imunização em todos os locais será sempre das 8 às 17 horas, até o próximo dia 15 de abril.

A campanha de imunização para o grupo dos idosos segue até o dia 15 de abril, e a realização da vacinação nas escolas é justamente para manter as pessoas saudáveis longe do contato com quem está procurando atendimento em uma unidade de saúde e ainda evitar aglomerações, já que os locais são arejados e com capacidade de manter as pessoas a uma distância segura enquanto esperam ser atendidas.

A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da imunização vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações e, principalmente, a mortalidade decorrente das infecções causadas pela influenza.

Fases da Campanha - A vacinação de idosos é a primeira fase da campanha. A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril, também nas escolas da Prefeitura, tendo como público-alvo as pessoas com doenças crônicas.

E a partir do dia 9 de maio se inicia a terceira e última fase, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Durante todo o período da campanha os demais grupos padronizados pelo Ministério da Saúde, como professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, poderão se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do Município. As salas de vacinação também funcionam das 7 às 17 horas. 

Escolas confirmadas por região: 

* Aviso = EMEF Roberto Calmon

* Araça = EMEF Roberto Moreira

* Bebedouro = EMEF Profa Eliana Corrêa Pinafo

* BNH = CEIM Manoel Farias

* Canivete = EMEF José Modeneze

* Centro = Unidade de Saúde, na Rua da Conceição;

* Conceição = EMEF Luiz de Camões

* Interlagos = (EMEFM Marília de Rezende S. Coutinho   + o CAIC + CEIM Adagmar )

* Jardim Laguna = CEIM Branca de Neve

* Lagoa do Meio = EMEF Elza Roni Scarpati

* Nova Esperança = EMEF Adelson Del Santo

* São José = CEIM José Cândido Durão

* Três Barras = EMEF Cid Adalberto dos Reis

* Linhares V = CEIM José Elias 

* Planalto = EMEF Caboclo Bernardo

* Rio Quartel = EMEF Angelo Recla

* Shell = CEIM Geny Ribeiro de Souza

* Santa Cruz = CEIM Alegria do Saber 

Confira o período da campanha para cada grupo prioritário:

– De 23 de março a 15 de abril: Idosos e profissionais de saúde.

– De 16 de abril a 8 de maio:pessoas com doenças crônicas;

– De 9 a 22 de maio: Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. Fonte: PML.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias