Sexta, 18 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Meio Ambiente Enchente

Ensecadeira no rio Pequeno é elevada em Linhares

Objetivo é impedir contato com as águas do Rio Doce.

04/03/2020 06h46 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Ensecadeira no rio Pequeno é elevada em Linhares

A Fundação Renova informa que vem acompanhando os reflexos das fortes chuvas nos municípios de Minas Gerais e Espírito Santo onde atua.
Assim, de forma preventiva, providenciou a elevação da ensecadeira no rio Pequeno, em Linhares, nesta segunda-feira (02) até a cota 9 metros de altura.

Atualmente, o nível do rio Pequeno acima da ensecadeira de proteção está em 7,80 metros. Já o nível do rio, localizado abaixo da ensecadeira, encontra-se em 7,12 metros. A Fundação Renova segue com os trabalhos de monitoramento dos níveis de água do rio Doce.

Sobre a estrutura - A ensecadeira é uma estrutura provisória construída para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Em caso de aumento do nível do rio, a ensecadeira poderá ser alteada (elevada). A estrutura foi construída, na cota de 6 metros de altura, em cumprimento à decisão judicial proferida pela 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG).

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. (Assessoria de imprensa - Fundação Renova).

A foto é da leitora Regina Gama.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias