Muitas nuvens
Linhares - ES
Acompanhe as atualizações nos últimos parágrafos - Os capixabas estão em alerta, sobre tudo os linharenses, é que o paciente com sintomas do novo coronavírus, que foi internado na noite de ontem (25) em um hospital da Serra, é natural de Linhares. Trata-se de um homem de 54 anos.
O paciente, antes de ser transferido para o hospital, ficou cerca de duas horas na UPA de Carapina. A Unidade Hospitalar onde ele permanece é o Hospital Estadual Jaime Santos Neves. Uma estrutura foi montada para o atendimento, e o paciente está em isolamento.
O estado do paciente com suspeita de coronavírus, conforme informações divulgadas pela Prefeitura da Serra, “é estável, e sem risco”. Com a a divulgação da notícia, começa a procura por máscaras e álcool gel.
O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (SARS-CoV-2), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, indicam menor de grande circulação mundial.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informaçõesção suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: Febre; Tosse; Dificuldade para respirar. Atualizações sobre o coronavírus no ES abaixo:
Atualização: O homem que chegou da Itália, e que nasceu em Linhares, e que era caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo, está com gripe Influenza A. Mas já temos um novo caso suspeito: Trata-se de um jovem de 25 anos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde - Sesa -, que chegou recentemente de Singapura. Ele apresentou febre, coriza e mialgia, e mora no município vizinho, Aracruz.
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Sol e ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Sol com algumas nuvens