Oportunidade

Viação Joana Darc incentiva a formação de novos motoristas em Linhares

Tem também a Escolinha Externa, para profissionais que ainda não atuam na empresa.

05/02/2020 09h34Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Para muitos, a profissão de motorista é um sonho, especialmente em período de desemprego. E para realizar o objetivo dessas pessoas, a Viação Joana Darc de Linhares realiza dois projetos. Um deles garante a oportunidade de cobradores da empresa trocarem a categoria da CNH para que possam participar da Escolinha Interna de Motoristas.

Desde 2007, quando foi criada a Escolinha de Motoristas já formou mais de cem profissionais. “O intuito é incentivar que eles cresçam dentro da empresa, já que o salário de motorista é 50% maior que o salário de cobrador de ônibus. É necessário que os interessados tenham carteira de motorista nas categorias D ou E”, afirmou o diretor administrativo da Viação Joana Darc, Antonio Luiz Comério.

A viação criou a ‘Escolinha de formação de motoristas’ com o intuito de formar motoristas que já tenham habilitação na categoria D ou E, que são cobradores, fiscais, ajudantes, auxiliares e outros que desejam trabalhar como motorista, além de ofertar a oportunidade de candidatos externos (da comunidade) se inscrevam e participem do programa.

Os funcionários da Joana Darc interessados devem ficar de olho nos murais, onde os editais são divulgados. Após a inscrição acontece uma seleção, onde são aplicados testes para saber quem passa para as próximas etapas.

Após a aprovação, os colaboradores passam pelo treinamento de iniciação com palestras, oficinas para aprender a utilizar todas as funções do coletivo, treinamento prático, manutenção e testes de rotas, mais conhecida como manobra.

 “Um motorista de passageiros, não leva apenas pessoas de um lado para outro. Leva também os sonhos, as necessidades e a capacidade dessas pessoas para que possam ser vividas em outro local. Nosso passageiro pode exercer seus compromissos confiando que nossos motoristas vão levá-lo ao destino no horário marcado em total segurança e com muita cortesia”, afirmou a assistente de departamento pessoal, Ivanir Rocha Carvalho.

Josiel Lourenço Matos atua como cobrador na empresa há 17 anos e aproveitou a oportunidade de se profissionalizar e conquistar mais uma profissão. Ele está na Escola Interna de Motoristas. “Estou muito otimista e satisfeito com tudo o que tenho aprendido. Primeiro estou treinando como manobrador para depois atuar nas linhas”, explicou.

Escola Externa
Outro projeto desenvolvido pela Viação Joana Darc é a Escolinha Externa de Motoristas. Uma seleção é feita com profissionais que ainda não atuam na empresa. Os aprovados entram como motorista aprendiz e ficam em treinamento durante 30 dias. Ao final, os selecionados fazem então a troca de função para ir para as linhas como motorista profissional.

Essa era a oportunidade que Ataide Antônio da Silva almejava, já que estava desempregado mesmo com anos de experiência. “Ser motorista já era o meu sonho. Espero finalizar o curso e ficar na empresa por um longo período”, afirmou.

Outro profissional que está na Escolinha Externa que também tem como meta estar empregado em 2020 é Adilson Mariano, motorista há 16 anos. “Só tenho boas referências da Viação Joana Darc. As minhas expectativas são as melhores”, disse.

 

31comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM