Sexta, 07 de Agosto de 2020
27 99808-4347
Meio Ambiente Que feio!

Flagra de descarte irregular de pneus no Jardim Laguna

Que tal reaproveitar pneus velhos? Eles podem ser transformados em lindas peças.

24/01/2020 06h36
Por: Redação
Flagra de descarte irregular de pneus no Jardim Laguna

Equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos flagraram um hábito irresponsável, ainda praticado por muitos moradores de Linhares: a destinação irregular de resíduos inertes (entulho). Dezenas de pneus foram encontrados em uma área pertencente ao Estado, localizada no bairro Jardim Laguna.    

De acordo com o Código de Posturas do Município - Lei Complementar nº 2.613/06, os proprietários dos terrenos não edificados, ficam obrigados a mantê-los limpos e livres de lixos e entulhos. Neste caso, o Governo do Estado foi acionado para o cercamento da área a fim de evitar o despejo irregular de materiais no local. A equipe da Semob fará o recolhimento do material. 

Caso o cidadão seja flagrado despejando irregularmente lixo ou entulho em via pública, em terrenos baldios ou em Áreas de Preservação Permanente (APPs) estará sujeito a multa no valor de R$ 234,75. Conforme a Semam, o responsável pela destinação irregular dos pneus não foi identificado.

O ato irresponsável, de acordo com a Secretário Municipal de Meio Ambiente, geralmente é feito no período da noite, quando é menor a ocorrência de flagrante. E nessa época de chuva, os locais tornam-se criadouros ideais para o Aedes aegpyti, mosquito responsável pela transmissão de diversas doenças como, a dengue. Vale lembrar que o descarte irregular de resíduo configura crime ambiental.

Cronograma de recolhimento - A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), divulgou o cronograma para o recolhimento de entulhos, que será executado durante todo o primeiro semestre de 2020. A orientação é que os moradores depositem o material somente no dia anterior à data programada para a coleta, a fim de que não haja acúmulo de resíduos.

Conforme a Prefeitura, a execução do cronograma visa inibir o acúmulo de água da chuva, que pode propiciar a formação de criadouros de insetos, como o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya; e o entupimento de bueiros e das galerias de águas pluviais. Os moradores que flagrarem o descarte irregular de lixo ou entulho podem denunciar os casos através do telefone (27) 3372 2117 (Fonte:PML).

Sobre os pneus velhos, que tal reaproveitá-los, conforme mostram as fotos abaixo? Eles têm muita utilidade, e podem ser transformados em lindas peças: 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias