Sexta, 24 de Setembro de 2021
27 99808-4347
Saúde Saúde em Linhares

Linhares é destaque no 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde

Os 147 itens da REMUME foram citados como exemplo durante o evento.

18/09/2019 09h52 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Linhares é destaque no 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde

O modelo de atendimento e de gestão, e os 147 itens da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) disponíveis a população nas Farmácias Básicas da Prefeitura Municipal de Linhares, foram destaques durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde, que acontece em Vitória até esta quarta-feira (18). O evento foi aberto oficialmente pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Linhares foi o único município capixaba citado durante a exposição do palestrante Ewerton Borges, Farmacêutico, GT de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do Conselho Federal de Farmácia, na palestra Assistência Farmacêutica, Medicamentos de Alto Custo e as Ordens Judiciais. O palestrante mencionou o exemplo de Linhares que se destaca como um dos poucos municípios do Brasil por ter a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) publicada e disponibilizada. O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, e a subsecretária da pasta, Sônia Dalmolin de Souza, são os representantes do município no Congresso.

Espaço físico
Para atender melhor os moradores da cidade e garantir a qualidade dos remédios oferecidos, a farmácia básica mudou de endereço para um espaço mais amplo, onde, os medicamentos são acondicionados de forma correta, e a população tem um espaço mais confortável e acolhedor para o atendimento.
O trabalho de reorganização é feito de forma contínua pela Secretaria de Saúde.

Continua depois da publicidade

Ao todo o município conta com 23 unidades dispensadoras de medicamentos. Na Farmácia Básica Municipal (central) e nas Farmácias Satélites são distribuídos medicamentos básicos, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, medicamentos para diabetes, hipertensão, incluindo os de controle especial "faixa preta".

Congresso Brasileiro
Durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde serão debatidos assuntos como legislação, gestão, financiamento e políticas públicas promovidas nos municípios, estados e União. A judicialização também será foco do Congresso, com temas ligados à realidade e perspectiva do Sistema Único de Saúde no Brasil, bem como os medicamentos de alto custo e os impactos da crise financeira na gestão das políticas públicas.

Continua depois da publicidade

Básica Municipal (Central)
Segunda a sexta: 7h às 18h  
Sábado: das 7h ás 17 horas.
Av. Nicola Biancard, 650, loja 06, esquina com a Av. Vitória, no Centro de Linhares. (Fonte e foto: PML).

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias