Anúncio
Tecnologia

Escola municipal cria aplicativo para ajudar na renda de famílias de Linhares

... E ainda vai ajudar a preservar o Meio Ambiente!

12/09/2019 11h57Atualizado há 5 dias
Por: Redação
4.139

ReAPProveite é o mais novo aplicativo criado pela Emef “Antônio Fernandes de Almeida” para comercializar e receber doações de materiais para confecção de lixeiras sustentáveis feitas de pneus e ecobags de caixas de leite, que serão produzidas pelas famílias dos alunos do bairro Interlagos II.

O aplicativo já está funcionando e a Renata Fernandes dos Santos, mãe do aluno Bruno, além de preservar o meio ambiente ao transformar os pneus e paletes de madeira em lixeiras sustentáveis, está feliz que vai ganhar uma renda extra.

A escola já recebeu até pedidos de lixeiras e de ecobag pelo aplicativo. A Renata, uma das participantes que está produzindo a lixeira para atender uma encomenda, faz parte do projeto ‘Seja um agente em prol do meio ambiente’. “Além de reaproveitar o material que antes era jogado no lixo, fazemos a lixeira para vender e ganhar uma renda extra. A diretora Eliana me ligou falando do projeto e resolvi participar da oficina para aprender e gostei muito, pois é uma oportunidade do Bruno também ocupar a mente e quem sabe no futuro se tornar uma profissão. É legal fazer a lixeira, não é nada difícil, e ajudamos a preservar o meio ambiente”. As lixeiras são confeccionadas em dois tamanhos.

Como o aplicativo funciona

As professoras Mayra Müller Espíndula e Janicia Braga explicaram como funciona o aplicativo. “As famílias que quiserem participar é só preencher um cadastro. Baixando o aplicativo o interessado em adquirir uma lixeira ou ecobag e só fazer o pedido que entraremos em contato. E estamos buscando parceiros para esses projetos, então, tanto a comunidade ou as empresas podem nos ajudar fazendo as doações que serão revertidas para as famílias confeccionarem os produtos”, pontuaram, informando que no aplicativo os moradores de Linhares têm acesso ao cronograma de recolhimento de entulhos da Prefeitura de Linhares, além de disponibilizar links de vídeos com dicas sobre reciclagem. 

No momento, o aplicativo está disponível para baixar em celulares que tem a sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.meuaplicativo.apps.android5d685d5d8ab07)  e, em breve, será liberado para iOS. Enquanto isso, a escola disponibilizou o telefone (27) 98132-0191 para quem tiver o interesse de fazer parte desta rede. Quem também está empolgada é a Edilene de Almeida Gomes, mãe da aluna Maria Eduarda, disse que foi a filha quem inspirou participar também.

Como surgiu a ideia do aplicativo?

No mês de julho do ano em curso, a escola começou a desenvolver os projetos ‘Seja consciente, reaproveite e salve o meio ambiente’ e ‘Seja um agente em prol do meio ambiente’, envolvendo todos os alunos da escola, abordando assuntos como consumo consciente, sustentabilidade, destinação de resíduos domésticos, saúde pública e meio ambiente. Ambos os projetos se estendeu para participação da comunidade que abraçou as iniciativas. “Os dois projeto vão seguir até o fim do ano, ocasião em que cada criança vai levar para casa uma ecobag produzida na escola”, informou a professora Mayra Müller Espíndula que desenvolve o projeto ‘Seja consciente, reaproveite e salve o meio ambiente’.

Já a professora Janicia Braga foi quem idealizou o projeto ‘Seja um agente em prol do meio ambiente’. “Estamos com um projeto de arrecadar resíduos que não tem fim na natureza e dar um descarte correto é difícil como o metal, latinha e papelão. Vamos vender para a reciclagem e o dinheiro será revertido para uma festa de fim de ano para os alunos do 4º ano. Se a comunidade puder contribuir, também recebemos doação”, disse a professora.

As atividades socioambientais da escola contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Linhares, e é realizado em parceria com uma instituição financeira por meio de um programa de nome "Agrinho", o qual mobiliza mais de 60 municípios capixabas no desenvolvimento de ações que envolvem o tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”, na edição especial deste ano, em que o programa completa 15 anos no Espírito Santo (Fonte e fotos: PML).

4comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Linhares - ES
Atualizado às 12h25
29°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 17°
29°

Sensação

5 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias