
No seminário sobre casos de sucesso no turismo rural, a secretária de turismo da cidade de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira, destacou a estratégia do município para fortalecer o agroturismo local. Só para se ter uma ideia, o Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, no ano de 1937. “Nós conseguimos unir o setor privado (empresários, comerciantes) em associações e conseguimos trazer essa representação para o Conselho Municipal de Turismo. Junto temos a decisão de quais projetos serão aprovados para o investimento do recurso público, o que traz benefícios para todos. Inclusive para o nosso turismo rural, que – apesar de não ser o fator de ponta, já que na nossa região o ecoturismo é muito forte – também está tendo um resultado positivo por causa desse modelo de gestão participativa”, avaliou.
A subsecretária de turismo do Espírito Santo, Diomedes Maria Caliman Berger, que também participou do seminário, reconhece a vocação do norte capixaba para o turismo rural e destaca as ações que vem sendo realizadas pelo estado. “Temos feito um trabalho de qualificação junto aos municípios que detém esse movimento relacionado ao agroturismo em parceira com outros órgãos como o Sebrae, Senac e Senar; e também apoiando eventos gastronômicos com o objetivo de capacitar e divulgar a culinária da região do Verde e das Águas. A Setur também apoia os maiores eventos da região, entre eles o Festival de Forró de Itaúnas; a recente prova do campeonato brasileiro de rally, disputada em Linhares; a GranExpoNorte”, listou Diomedes.
Hélio Nishimura, consultor do Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores compradores de mamão do país, explicou aos produtores participantes da palestra sobre selo de qualidade na produção mamoeira, que, se o mercado é exigente, eles também devem ser. “Buscar excelência é essencial. Se a gente não se preparar para o futuro, teremos o futuro que vier”. No norte do estado há vários produtores que exportam seu mamão e fornecem a fruta para grandes redes de supermercados e distribuidores.
E o mamão continuou em pauta. Uma reunião técnica com representantes da Bahia, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais e do Espírito Santo mostrou a importância de controlar as viroses dentro da lavoura. Flávia Lopes, coordenadora do projeto de prevenção e combate das pragas do mamoeiro na Bahia e representante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia, foi uma das palestrantes. “Os estados que participaram deste seminário são exportadores de mamão e por isso devem buscar metas para manter a qualidade de sua lavoura. Prevenir as viroses tem grande importância econômica”, disse.
Ainda na programação do Brasil PapayaFest, a segunda edição do Passeio Ciclístico “Mamão é do Brasil” reuniu mais de 100 ciclistas. Os participantes saíram da Praça 22 de Agosto, no Centro de Linhares, às 19h30 e percorreram cerca de 15km até o local da feira, no bairro Novo Horizonte. A fruta símbolo do passeio ajudou os ciclistas a recuperar as energias. Todos os participantes ganharam mamões para degustação.
Além da programação técnica nos auditórios, minicursos de produção de pães e pizzas e de fuxico japonês oferecidos pelo SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tiveram grande procura e prometem continuar tendo turmas cheias nos próximos dias.
Feira continuará movimentando a região nesta sexta e sábado
A programação da GranExpoNorte & Brasil PapayaFest continua nesta sexta (04) e sábado (05) com muitas atividades. Confira os destaques da programação e venha conhecer de perto a GranExpoNorte & Brasil PapayaFest:
Palestras e Minicursos
A programação técnica da GranExpoNorte & Brasil PapayaFest segue com muitas oportunidades de aprendizado e troca de conhecimentos. As inscrições para as atividades foram realizadas previamente pelo site, mas – se você tem interesse em participar de alguma atividade – chegue ao parque com antecedência e procure o local indicado para saber se há vagas disponíveis.
Sexta-feira – 04/04
9h às 18h – Encontro Estadual dos Irrigantes (no Auditório 1)
9h às 13h – Encontro dos Produtores de Mel do Norte do ES (no Auditório 2)
13h – Minicurso: Culinária com Tilápia (na Cozinha Senar)
14h – Minicurso: Artesanato com Produtos Apícolas (no Espaço Senar)
14h às 18h – Seminário da Seringueira (no Auditório 3)
14h às 15h – Palestra: Sistema de Previsão Bioclimático da Sigatola Amarela (no Auditório da Fruticultura)
15h às 16h – Palestra: Nutrição de Plantas para Obtenção de Altos Rendimentos no café (no Auditório da Fruticultura)
15h às 18h – Reunião Mensal da FAES (no Auditório 2)
16h às 17h – Palestra: Desenvolvendo a Cultura Local através do Turismo (no Auditório da Fruticultura
17h – Reunião técnica de avaliação e validação dos dados da pecuária leiteira no norte do ES (no Tatersal de Leilões)
18h – Palestra: Novo Modelo e Benefícios da Produção de Mudas Suspensas (no Auditório 2)
18h – Minicurso: Artesanato com Produtos Apícolas (no Espaço Senar)
18h – Minicurso: Culinária do Cordeiro (na Cozinha Senar)
18h30 – Lançamento do Sistema de Automação na Irrigação (no Auditório 1)
19h – Palestra: Correios – Soluções para seus negócios (no Auditório 3)
19h – Encontro dos Engenheiros Agrônomos (no Auditório da Fruticultura)
Sábado – 05/04
9h – Minicurso: Artesanato com Fibra de Bananeira (no Espaço Senar)
9h – Minicurso: Culinária com Tilápia (na Cozinha Senar)
10h às 18h – Seminário da Pecuária Leiteira (no Auditório 1)
10h – Mesa redonda: Melhorias na segurança no meio rural (no Auditório 3)
10h – Tecnologias para nutrição de plantas com alta performance (no Auditório da Fruticultura)
10h – Palestra Turismo Rural: Vender para o Governo no Campo (no Auditório 2)
14h – Palestra Turismo Rural: PAS – Programa de Alimento Seguro (no Auditório 2)
14h – Minicurso: Artesanato com Produtos Apícolas (no Espaço Senar)
14h – Minicurso: Culinária com Cordeiro (na Cozinha Senar)
16h – Palestra: O novo SIM – Melhorias para a Agroindústria (no Auditório 3)
17h – Palestra Turismo Rural: Empreendedor no Campo (no Auditório 2)
17h – Resultado do Torneio Leiteiro (no Espaço do Leite)
19h – Seminário Brasil PapayaFest (no Auditório 1)
Programação Cultural
No Palco Cultural da GranExpoTur, que fica próximo à praça de alimentação, os visitantes poderão conferir várias atrações enquanto saboreiam caldos, tortas doces e salgadas, churros, crepes, churrasquinho, cachorro quente, pastel, entre outros. O turismo rural também estará em destaque com dois estandes que comercializarão produtos como a tradicional polenta de Nova Venécia e o milho, de Rio Quartel, em Linhares.
Confira os destaques da programação:
Sexta-feira – 04/04
Das 18h às 21h, no Palco Cultural da GranExpoTur
- Moda de Viola (com Josimar)
- Grupo de Capoeira Força Brasil
Às 19h, no estande da Secretaria de Agricultura de Linhares
Lançamento do selo comemorativo dos Correios em homenagem à GranExpoNorte & Brasil PapayaFest
Sábado – 05/04
Das 14h às 20h, no Palco Cultural da GranExpoTur
- Banda de Congo de Povoação
- Peça de Teatro de Rua “A História de Zé Grilo – O trabalhador brasileiro que não desiste nunca”
- Apresentação Folclórica de Santa Maria de Jetibá
- Grupo de Dança “É nóis”
- Grupo de Dança Estrela da Noite
- Recital Escola de Música Campana
- Quadrilha Junina de Cacimbas
Exposições
A programação cultural da GranExpoNorte & Brasil PapayaFest também conta com exposição fotográfica e artes plásticas:
- “Salão dos Artistas”, exposição coletiva com artistas plásticos linharenses (na Galeria de Artes)
Artistas participantes: Luiz Natal, Regina Massete, Hedilamar Bastos Arpini, Marcio Rosa, Analilia Calmon, Zéa Calmon, Vaninho Bragatto, Edson Zucatelli, Saula Caliman, Marilza Helena, Eduardo Barcelos, Hermira e Márjori. Curadoria: Daniel Porto e Márcio Rosa.
- Exposição fotográfica “Fragmentos humanos e arquitetônicos do distrito de Desengano” (no Auditório 1)
Do fotógrafo Leonardo Machado. Curadoria: Antonio Bezerra Neto.
Quintal da Roça
Comidas com gostinho do campo são comercializadas por produtores de municípios como Pedro Canário, São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário, entre outros. No cardápio do Quintal da Roça há espaço garantido para tapioca feita na hora e a tradicional galinha caipira com quiabo e polenta!
Ao lado deste espaço de promoção do turismo rural no estado, está montado um armazém, onde visitantes podem encontrar uma série de produtos trazidos de municípios como Ponto Belo e Pinheiros. Entre os destaques, estão: artesanato com palha, abajur de fibra de coco, licores, doces, geleias e compotas, macarrão caseiro, bolos e pães, pimenta do reino (em pó), panos de prato bordados, trabalhos de costura, crochê, cachaça artesanal e vinho de jabuticaba. Tudo isso em um clima de campo, com ambiente decorado com móveis rústicos produzidos no distrito de São Rafael, em Linhares.
Leilões
Na sexta, dia 4, no Leilão Cordeiro Capixaba, serão comercializados 45 lotes de ovinos, entre reprodutores e matrizes Dorper PO (pura origem) e Santa Inês; e matrizes ½ sangue Dorper e Santa Inês para cria. No sábado, dia 5, haverá o Leilão Balde de Ouro, ofertando 120 vacas e novilhas Girolando, além de reprodutores Gir Leiteiro e o Leilão Força Capixaba, com 700 bezerros Nelore. Todos os leilões serão presenciais e acontecerão no Parque de Exposições de Linhares, às 20 horas. A entrada é restrita a convidados e os ingressos serão distribuídos pelos organizadores de cada leilão. Mais informações no site www.granexponorte.com.br.
Programação Equestre
Prova dos Três Tambores
Sexta e sábado, das 19 às 22h
Exposição Especializada da raça Mangalarga Marchador
Sexta e sábado, das 14 às 18h
Outras atividades
Os 45 mil metros quadrados da feira ainda reservam muitos atrativos aos visitantes, como a exposição de animais, mostra de máquinas agrícolas e equipamentos, feira escolar, canteiros demonstrativos, torneio leiteiro e mais de 130 expositores com muitos produtos e novidades.
Horário de funcionamento
Sexta-feira: das 14h às 22h
Sábado: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Mín. 19° Máx. 28°