Terça, 19 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Meio Ambiente Dia no Parque

Piquenique compartilhado, trilha e muito mais na Flona de Goytacazes

E é tudo de graça.

20/07/2019 21h11 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Piquenique compartilhado, trilha e muito mais na Flona de Goytacazes

Um evento pra lá de importante (e divertido) vai movimentar a Flona de Goytacazes, um dos lugares mais lindos de Linhares, neste domingo (21). Trata-se do lançamento da campanha Um Dia no Parque,  que quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. A iniciativa da campanha em Linhares é da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Passeio Ciclístico

De acordo com a Prefeitura de Linhares, um passeio ciclístico com concentração às 7 horas na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, Centro, terá como destino a unidade de conservação que fica às margens da BR-101, logo após a posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trajeto será pela rodovia que liga Linhares à Jataipeba. Quem quiser, também pode optar em ir direto para a unidade de conservação.

Na Flona ocorrerão diversas atividades como piquenique, oficinas educativas e de recreação, trilha pela floresta, além de atividades lúdicas como foco na conscientização ambiental.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil. “Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Um Dia no Parque

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. A categoria “parques” foi a escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Flona de Goytacazes

A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

A reserva, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Floresta está aberta a visitações todos os dias, das 8 às 16 horas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias