Segunda, 18 de Outubro de 2021
27 99808-4347
Turismo Praias/Lagoas

Porto de Regência continua impróprio para banho. Confira o que disse uma bióloga

Confira o que disse uma bióloga

05/07/2019 20h10
Por: Redação
Porto de Regência continua impróprio para banho. Confira o que disse uma bióloga

O monitoramento de balneabilidade realizado semanalmente nas praias e lagoas de Linhares pelas equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, apontou mais uma vez que o porto de Regência continua impróprio para banho. Mesmo assim, o balneário continua com dois pontos aptos para banho.

De acordo com a Prefeitura, os pontos são o do Projeto Tamar e a praia acessada pela rua principal. Conforme a pesquisa, o município ainda conta com dez pontos próprios para banho. A classificação é válida até a próxima sexta-feira (12).

Continua depois da publicidade

A Bióloga e Coordenadora do programa de balneabilidade Paula Durão Gama Garcia, disse que existem alguns fatores que influenciam nas condições de balneabilidade, como aumento das chuvas, falta de infraestrutura sanitária e a existência de córregos que afluem ao mar.

O próprio Rio Doce, por exemplo, passa por 228 municípios até desaguar em Linhares, e, segundo ela, possivelmente podem existir lançamentos clandestinos de esgoto no rio, bem como o lençol freático pode estar contaminado por bactérias, caso exista fossas negras próximas da localidade. Todas essas situações podem influenciar para que a balneabilidade se torne imprópria.

Continua depois da publicidade

Locais liberados para banho no município

Os locais liberados para banho estão localizados nas lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das três Pontas). No balneário do Pontal do Ipiranga há quatros pontos próprios: Primeira, Segunda e Terceira Avenidas, além do Riozinho. Em Povoação, um ponto está apto: o da rua principal. Já na praia de Regência, são os dois pontos citados no início da informação. 

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer.

Continua depois da publicidade

Indicação

A balneabilidade das praias e lagoas de Linhares é realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 11 pontos da cidade. Depois passa por uma análise laboratorial para avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

Continua depois da publicidade

 A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições de maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias